7.27.2013

Bloqueio Criativo, o que é? + Como evitar isso?


Olá meus chefes de cowboys, tudo bom?. Antes de mais nada queria pedir 156428249 desculpas sério gente era para mim postar ontem e não hoje mas aconteceu alguns imprevistos e para compensar postarei amanhã também! Mas emfim, queria agradecer a todos que gostarem do efeito bolota, pois é esse nome estranho mas o resultado é bem bacana. Mas agora vamos falar sério ta bem? Todos blogueiros /designers /escritores  já teve esse tal de bloqueio criativo, e eu estou aqui para te mostra o que (porra) é isso e como prevenir esse coisa tão clichê e chata que nós sofremos constantemente, vamos lá então.

Começando a entender isso... Oque é bloqueio criativo? Bem como o nome já diz o bloqueio criativo é quando um escritor - no caso nós blogueiros - ou um designer ou até mesmo um ilustrador, não consegue pensar em algo diferente para seu trabalho, ou seja fica sem ideia para inovar e dar aquele ''charme'' que somente ele consegue. E claro que muitos já sofreram com isso e ainda sogrem é uma coisa natural que as vezes é causada pelo estresse emocional, ou acumulo de sentimentos ''lixos'' E agora vamos aprender a como evitar essa coisa tão frustrante.


Vamos começando com a respiração: Gente pare um pouco e pense muitas vezes o trabalho exaustivo é extremamente cansativo ou seja pare e RESPIRE! Fique um pouco longe da sua maquina de trabalho - computador - durante um tempinho e respire um pouco, sabe aquele movimento de inspirar e espirar? Então faço isso durante uns 30 minutos talvez seja o tempo de suas deias voltarem e nesse intervalo nem pense no trabalho em questão.

Faça outra coisa no lugar daquilo: Hey, que tal dar um tempo em tudo que te estresse e te deixe no momento ''ai ai caramba ~le bart~'' quero dizer se aquilo é uma coisa importante ou não pelo menos foque em, outra coisa por um tempinho. Tire um tempo só para você e não esqueça, de nesse tempo fazer uma outra atividade que de inspirações ou que pelo menos te ajude! Afinal você ainda estará tirando proveito dela.

Que tal uma mudança no locar de trabalho? Sua mesinha do computador é seu local de trabalho ou seja, é seu local sagrado (ou não). Que tal mudar ela? coloque coisas criativas na mesa ou frases de incentivo, e se você trabalhar com um notebook é mais fácil porque você pode se deslocar e ir a um local onde te ajude a ter mais ideias e ficar feliz!

Hora de mudar as suas habilidades né? Pera ai você não é habilidoso com uma tarefa apenas, quer dizer você tem a capacidade de fazer utras tarefas, além de uma então experimente coisa novas. Assim surge novas ideias e se ainda surgir uma ideia você pode fazer uma mistura das duas ideias, por exemplo um layout retrô com uma mistura rock seria muito bacana e diferente! Vale a pena tentar ser diferente!

E ai pessoal habilidoso (essa palavra é de mais), vão seguir as dicas? E se você tem alguma dica de como acabar com o bloqueio criativo nos fale via comentários, assim você me ajuda e ainda ajuda quem lê o seu comentário. Emfim é isso, até mais e nunca deixem as cenouras pintarem o cabelo.
#UPDATE: recebi uma tag da Megan do blog Adolescente Nerd [www] e eu já respondi ela aqui [www] clique e leia as minhas respostas.

33 comentários:

  1. Que legal \\õ//
    Sempre tenho estes tipos de bloqueio rs'
    Adorei as dicas (;
    ~ Beijos
    http://cantinhodaslovelys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cara dicas ótimas >< Quando isso acontece é um saco, detesto!
    # cute-bii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Publicitários também estão incluídos nessa lista. Ótimas dicas, quando eu tô com bloqueio criativo para um novo post ou um trabalho, eu fico andando pela casa, falando sozinho, olhando pra cima, pra baixo, pelas janelas, pulando na escada e ouvindo uma música que ajude a pensar. Quase sempre que eu ouço música começo a andar, involuntariamente e-e

    >> blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahh...e o que leva nesse seu sanduíche todo estranho?? Eu faço um com cream cracker, marshmallow e uma barrinha de chocolate, mas não acho que seja um saduíche -qq T3T

    ResponderExcluir
  5. Sempre sofro com isso. Vou tentar seguir suas dicas da próxima vez
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Pode crer, sofro muuuito com isso, no momento to cheia de ideias, vou até comprar um diário de blogueira, lá anoto todas as minhas ideias!

    Beeijos,
    da Gabi.
    http://girlswithstyles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, acredita que eu só tenho criatividade dás 10 as 00.
    antes ou depois disso nunca consigo criar nada.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece até que você adivinhou \o/ Estava precisando disso haha' Muito boa as dicas, e a de sair da frente do computador e ir fazer alguma outra coisa, funciona mesmo. Até porque às vezes você tem uma ideia, mas aí você acaba esquecendo e tal... E se você for fazer uma outra tarefa você até consegue lembrar!

    Anna,
    sonhandoaacordada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Atualmente to com esse bloqueio e isso me irrita muito pois quero postar e não tenho o que postar, por isso deixo uns especiais por fazer no blog (sabe aqueles posts de curiosidades que você posta em partes?)e fica mais fácil quando não tenho o que postar ou peço ajuda para o meu amigo, o Otto u.u
    Beijos.

    http://returningtodarkness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Quando tenho grandes bloqueios, eu fecho todas as abas e proucuro um amigo para pedir ajuda. Isso sempre me dá aquela luzinha no fim do túnel para pensar em algo novo para postar. Ou para buscar inspiração, eu sempre vejo imagens diversas, que sempre me ajudam também. Ótimo post, Matheus. Abraço!

    Peall
    www.bigbrigadeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ás vezes acontece isso comigo e fico desesperada rs
    Gatinha, estou atualizando o meu canal no youtube com vídeos semanais, visite e se gostar se inscreva, beijinhos.
    Canal: https://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas, afinal, bloqueio criativo é um xixi -q

    ResponderExcluir
  13. Nossa que show as dicas ameiii *-*
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sofro com isso direto, mas ai eu descobri um jeito de talvez conseguir evitar isso. Sempre quando eu saio e vejo algo que me prenda atenção ou uma frase que alguém falou eu anoto, porque se eu não tiver nenhuma ideia eu leio essas anotações ai vem o post HAHA.
    desviar-se.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei, esses ultimos dias eu tirei e descansei, para realmente aliviar aquela tensão de ter que postar, postar e postar. Acabei voltando com várias ideias =D

    ResponderExcluir
  16. Verdade, odeio esse bloqueio criativo! Mas a melhor maneira de evitar é tendo inspirações ahsuahsua
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  17. waaaa, eu sempre sofro disso, tipo MUITO mesmo hhahah
    amei as dicas, acabei de conhecer o seu blog e tô apaixonada <3
    beijos!!

    http://itismary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Constantemente tenho esse Bloqueio Criativo, e é realmente muito ruim mesmo. Mas geralmente quando estou usando o celular, tenho algumas ideias e costumo anota-las para no futuro fazer alguma postagem relacionada sobre tal assunto ;D

    Have-Things.Com!

    ResponderExcluir
  19. Eu sofro com isso e partículamente nem sabia ,-,
    otimas dicas bjs

    www.brrendacaroline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Depois dos meus 8990483284 anos de hiatus, decedi voltar, e o meu bloqueio criativo acabou. Amei o post, porque sempre quis saber como você nunca teve isso! Beijinhos e continue sendo divo!

    acatattack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: pode conferir: você está no meu gadget de blogs favoritos!

      Excluir
  21. - eu sempre tenho bloqueios , por mais estranho que seja fico de cabeça pra baixo , e fico mechendo no cabelo - as ideias veem , ja num penso muito deisha a cabeça livre de pensamentos as ideias vem e.e

    mas dicas ootimas para pessoas normais u_ú

    o3o garotaperigosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Bloqueio Criativo eh o terror dos escritores. Mas pra mim nao tem solucao pra isso, o bloqueio simplesmente tem que passar, pode durar muuito tempo ou quase nada, mas pra mim colocar frases inspiradoras nao ajuda nada. Acho que o fim do bloqueio criativo so vem quando a ideia certa aparece, e que nao tem jeitos de evitar isso.

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post, quem nunca teve um bloqueio criativo? Eu tenho uma dica bem bacana, mas antes quero dizer que VOLTEI COM O NA TELA DO PC, e ficarei feliz de ver seu comentário lá, e mais feliz ainda se você aceitar se afiliar ao blog, ou melhor RENOVAR A AFILIAÇÃO...
    A DICA É: Sempre que tiver muitas ideias, as anote em uma bloco de notas, e quando o bloqueio criativo atacar, você apela para o bloco de notas...

    >>Nateeladopc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post.. e é péssimo bloqueio criativo é o pavo..mesmo, adorei as dicas ♥

    http://amor-de-meninaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas... E a tag Rachei só tu mesmo boy...
    onandoffoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. ai ninguém merece bloqueio criativo :(
    Mas não pode se desesperar né >.<
    Ótimas dicas :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  27. Amei as dicas!
    - Quando tenho uma ideia anoto logo.

    http://paisdeblogueiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ótima a postagem. Eu sempre sofro bloqueio criativo e a maneira que eu encontrei de "voltar a minha criatividade" é simplesmente não tornar as postagens minha obrigação, e sim minha diversão. Quando eu penso assim, as ideias fluem, pois acho que tem que fazer as coisas por prazer e boa vontade, que o mundo e sua mente conspiram ao seu favor haha. Beijos!

    Rediscovering Dreams

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas, bloqueio criativo é da por$%$, Pode deixar não vamos deixar as cenouras pintarem os cabelos ^u^

    Beijos,
    amoraazeda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei o post!!! As dicas sao otimas!
    Beeijos

    http://mardeaquarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. As vezes bate mesmo um bloquei, muito legal as dicas. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. nunca tive muito isso, apenas preguiça de escrever e medo de dar errado meu livro mas boas diacas!
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)