11.19.2013

#1 Obras Enigmáticas: A Capela Sistina


Oi palitos de dente, tudo bom?. Antes de tudo eu queria falar que fiquei muito chocado quando soube que algumas pessoas ainda não conheciam Snow Patrol, o importante é que agora conhecem e o melhor, já gostam. Galera eu disse no post da obra O grito que eu iria trazer uma surpresa, e a surpresa é essa: uma série de posts falando sobre as obras mais "enigmáticas" do nosso planeta Terra, em todos os posts eu contarei os segredos das obras e os mistérios que rondeia elas. Eu espero que vocês gostem dessa série de posts que irão ao ar toda terça-feira aqui no blog. Quem aqui nunca pensou em ir, pra Roma e poder ver algum dia a Capela Sistina? Ninguém né, fala sério! Mas qualquer pessoa que entende de arte nem que seja só um pouco tem a enorme obrigação de saber a pintura feita por Michelangelo nessa capela tem vários mistérios. 

A teoria de que Michelangelo usou códigos nas obras: Essa teoria poucos acreditam, mas muitos a levam a sério. Pode parecer um pouco de loucura por mensagens subliminares, mas acredita-se que Miguel (como Michelangelo era conhecido) colocou alguns símbolos da Cabala que resumidamente seria: uma sabedoria que investiga a natureza divina, vem do hebraico. Mas em fim ele pôs alguns símbolos que representam fortes mensagens, como por exemplo, na letra hebraica "guímel" que simboliza a justiça ele representou de forma escondida a batalha de David e o gigante Golias, e outro exemplo forte, ele representou ao simbolo hebraico "chet" que simboliza bondade e amor a cena que *Judite e sua criada carregam a cabeça do general Holoferne
*tem que saber um pouco da bíblia cristã. 



O cérebro por trás de Deus (literalmente): Outra teoria bem marcante e que aposto que muitos conhecem é sobra a famosa obra de Michelangelo, estampada bem no centro da teto da Capela, a obra A criação de Adão. Na onde se encontra Deus e os anjos em volta dele, acredita-se que Miguel pitou o fundo em forma de cérebro e os anjos e Deus seria os neurônios, outra teoria que provavelmente seja desconhecida pela maioria é que ao invés de um cérebro ele havia pintado um coração humano, na forma mais pura e inocente junto de Deus. O assunto é tão grande que já virou debate no Jornal da Associação Médica Americana.



E é tudo uma coisa chamada: estudo da anatomia: Parece até mentira que uma pessoa tenha feito tudo isso sem ao menos estudar um pouco. Se você pensa assim, certamente está certo. Os artistas renascentistas por sua vez sempre queriam descobrir a perfeição das coisas e como resultado disso muitas técnicas de pintura que são usadas hoje em dia, foram "inventadas" naquela época. Mas em fim, como os artistas sempre queria descobrir mais e mais Michelangelo assim como Da Vinci estudou muito a anatomia humana podendo fazer pessoas tão perfeitas. E um exemplo nítido disso são as pinturas da Capela Sistina.



E esse receio de existe, como que fica? Pode parecer estranho ou até mesmo bizarro falar mas e daí? querer existir vem desde a antiguidade e para Michelangelo retratar isso na obra A criação de Adão foi certamente bem sucedido. Alguns analistas de obras de arte notaram que no olhar de Adão há um enorme receio entre o viver e querer tocar Deus, antes que possa tocar em Deus Adão por sua vez "não existia" ainda e o querer o toque logo significa a nossa pressa de querer viver mais e mais. 



Mas como essa genialidade foi criada? Não vou escrever muito, pelo contrario, irei colocar em forma de lista, para que seja breve e rápido, como que foi a criação do maior monumento da Igreja Católica.

  • Havia ente outras obras pintadas, Miguel teve que fazer "novas" por cima dessas velhas;
  • Trabalhava deitado, mas no maior tempo era de pé o seu trabalho, como resultado enormes dores;
  • Afresco (tinta + argamassa de cal queimada + areia umedecida) na cara e pinceladas rápidas, já que essa composição seca muito fácil;
  • Nada de ajuda, Miguel trabalhou na obra sozinho MESMO, só precisou de ajuda para montar os andaimes e limpas os pinceis.

E ai meus queridos, gostaram dessa série de posts? Eu realmente adorei escrever eu descobri tantas coisas novas que eu certamente irei adorar escrever as outras 4 partes restantes. E então já conheciam essa obra? E a capela? me conte algo que saibam mas que não estava aqui. E se você NÃO conhece a capela veja ela online em 3D por aqui [www]. Até mais e eu espero que todos tenham gostado.

20 comentários:

  1. Conhecer a Itália deve ser fascinante, principalmente, pela capela... essas obras são maravilhosas. Sobre a obra de Michelangelo, eu conhecia, mas não sabia essa história em detalhes. beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mateus.
    Sonho em conhecer a Italia e essa simbologia escondida dá mais um enredo de livro do Dan Brown.
    Olha só corrigi o link do post: www.mulher.uol.br
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Na real, nunca ouvi falar dessa capela,
    Obras interessantes e curiosas.

    Nateeladopc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adro tudo isso! Todos esses supostos simbolos e mensagens secretas nas obras (que são perfeitas) me chamam muito a atenção! Post incrível.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia quem era esse Miguel, eu sou muito desinformada quando o assunto envolve obras e esse tipo de coisa! Mas até que me interesso por mensagens subliminares, adorei o post.! PS: crie um twitter logo, obrigada! risos.

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar, mas achei bem interessante. *O* Adorei o post e estou feliz que agora vai ter essa série de post as terça-feira. o/ É bem legal descobrir coisas novas. :3

    pimentacommenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que como todo mundo aqui, eu nunca ouvi falar.. rs, mais foi bom saber!
    Parece um pouco sombrio sabe... mensagens nas obras e tals! mas adorei o post ♥♥ :c

    beijos :c
    amoraazeda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já ouvi falar e adorei a imagem da semana rsrs
    Aliás, um dia desses eu te achei no facebook, eu tive de pesquisar :3

    Beijos
    Amora R.

    ResponderExcluir
  9. Eu já fui em Roma, mas vi a Capela Sistina só por fora, por motivos de multidão ¬¬
    Não conhecia nenhuma dessas curiosidades, acho que tenho que começar a visitar mais blogs de terror. e-e Enfim, espero as outras 4 partes! :)

    {blog-espelhodigital.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  10. Saudades daqui ♥
    Amei o post, amo mistério, códigos e história por trás das histórias, rs.
    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  11. Hii, passando pra fazer o mesmo convite: GOSTARIA DE FAZER UMA ENTREVISTA COM VOCÊ SOBRE O JOVEN CLUBE PARA POSTAR EM MEU BLOG. CASO ACEITE DEIXE SEU EMAIL NOS COMENTARIOS DO MEU BLOG [APAGAREI LOGO EM SEGUIDA] E ENTÃO LHE ENVIAREI AS PERGUNTAS POR EMAIL !

    Obg e aguardo sua resposta em Nateeladopc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. que legal, admito qe pode ser um pouco assustador de certa forma, mas ok. hehe

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito legal, to estudando exatamente isto nesse ultimo bimestre! *-*
    #quasemeianoite

    ResponderExcluir
  14. Legal! As vezes eu fico pensando exatamente isso, de que tudo tem um sinal ou um por quê, e eu acredito nessas paradas, haha. Adorei seu post!

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ah! Fala sério! Eu tenho muita vontade de conhecer a Capela Sistina. O problema que provavelmente eu desmaiarei lá. Não! Não de emoção! Por causa do tamanho mesmo! Haha... Acredita que eles estão trancando um grupo gigante de turistas na capela pequenina?! Acho que desisti de ir. Hahaha Mas faz bem, a obra do Michelangelo não pode deteriorar! É lindo demais!
    Mas não acredito nisso não. Só na questão da anatomia mesmo.
    Beijocas!

    Blog Fabi Lemos
    Fan Page
    Meu Canal
    Instagram - @fabilemosmakeup

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante fiquei sabendo de coisas que eu nem imagina...
    Otimo post...
    Beijos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Cara, a pergunta que não quer calar, aonde você encontra esses posts interessantes?, muita coisa que eu não sabia, curti. E obrigado pelo Clarice versão masculina. rsrs
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. adoreii, bem interessante.. adoro saber de coisas q nem todo mundo sabe,.. amo seu blog por isso
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, sei pouquíssimo sobre arte e nunca nem pensei em ir à essa capela, mas sonho em ir pra Itália... Toscana, Veneza, Verona, Roma! <3 Awn... Que lindo!
    Bjo, Sel ;* | Jovens Gordinhas ♥

    ResponderExcluir
  20. Só pra não confundir haha Michelangelo era um artista barraco. E sim, Adão queria encostar em Deus, mas ele também queria consolidar o "pecado". É um paradoxo/antítese bem forte no período Barroco. A sua interpretação do quadro, na minha opinião, saiu um pouco do contexto! Mas, eu gostei de você, através do seu blog, espalhar cultura/conhecimento para os jovens. ;P

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)