12.03.2013

#2 Obras Enigmáticas: La Gioconda


Olá leões perdidos na mata, tudo bom?. Vocês sabem que é muito incrível saber que muitos curtem de mais PATD, é sério gente, fico tão feliz quando eu acerto no Top 5. Mas mudando de assunto super rápido, hoje é terça-feira então temos a segunda parte de 5 posts especiais obre as obras enigmáticas. A obra de hoje não é a nem um pouco "flopada", certamente é a mais conhecida diate do mundo todo, já sofreu várias releituras, algumas boas e outras patéticas, já foi queimada, roubada e por mais estranho que se pareça ela já foi criticada como um "lixo" do renascimento. Hoje pessoas eu irei falar da nossa querida La Gioconda ou como é mundialmente conhecida: Monalisa


Iremos começar com o simples olhar de Monalisa: A vadia parece até um detetive, sério em qualquer posição que fique ela sempre SEMPRE estará olhando diretamente para você. Não é coisa de louco ou algo assim poise para qualquer um que você perguntar ela dirá a mesma coisa "A obra me segue!" e isso pode certamente ser umas das maiores revoluções do meio artístico das pinturas. Os olhos dela estão meticulosamente posicionados no eixo da obra, e detalhe para que isso tudo acontece-se Titio Lê precisou fazer vários cálculos áureos. Para ter a certeza de que essa baranga te segue é só olha ela por aqui: [www].


Quem é você de verdade Monalisa? Porque é difícil saber? Outro ponto totalmente "what?!" que essa mulher nos conta é que há 3 hipóteses de quem ela realmente seja. Vamos ver as 3 e não se assuste com as palavras:

1- Há historiadores que falam que "A Monalisa" seja na verdade o próprio Leonardo, fazendo de si mesmo um auto-retrato e como eles chegaram a essa linda história? Simples pelo fato de que se colocado um desenho do mesmo ao lado da obra tem sem o "rosto divino" dos dois, e claro isso prova que o Leonardo era gay.

2- Outros ainda ousam falar que ela seja a Lisa Gherardini uma amante de Leonardo, que na época foi um pedido do rei (o chifrudo não sabia). E ela estaria grávida de Lê e todos souberam disso pelo fato de que na época era comum as mulheres grávidas usarem um véu preto no corpo.

3- E por fim mas não tão importante, vem a terceira hipótese. Outros historiadores falam que a mulher em questão seria um homem mas não Leonardo, e sim o seu ajudante o Salai que além de ajudante era um aluno de Leonardo e amado pelo esmo com um filho. 


Se não fosse o sfumato Monalisa não seria nada: Uma técnica inventada por Da Vinci o sfumato é basicamente você não pintar e acabar numa linha e sim pintar tudo em esfumaçado. E de acordo com uma cópia mais bem feita da obra sem essa técnica comprovou-se que Monalisa seria um retrato de uma baranga qualquer no renascimento, ou seja essa técnica é basicamente a maquiagem da obra sem ela certamente Mona perderia sua essência, e isso você pode ver na imagem acima feita da mesma. 


Cortamos ela e você praticamente não sabia disso: Isso tem 99,9% de chances de ser um fato verídico, mas a obra em questão foi "recortada", o porque ninguém sabe. De acordo com o desenho esboçado de Rafael - outro pintor daquela época - percebemos que há 2 colunas ao lado dela. E Rafael só copiou o quadro porque ficou admirado pela obra e por isso a copiou, e cientistas afirmam que é quase impossível Rafael ter criado essa dois pilares. 


Quem tem sobrancelhas come cerejas, Monalisa passa fome: Com tantas coisas lindas para se admirar poucos tiveram a audácia de perceber que a obra não tem sobrancelhas. Uns dizem que a modelo tinha alopecia uma doença que faz os pleos do corpo caírem, outros falam que um restaurador tapado de mais deixou um solvente fortíssimo cair na obras, mas o que é mais aceito é que Monalisa raspava os pelos da sua cara e isso porque naquela época era comum as moças rasparem os pelos da cara.

E então meus reis, gostaram desse segundo post? Eu espero que sim porque eu sinceramente estou amando escrever, e sim é pouca informação mas muitas palavras mas garanto que vocês irão adorar ler. E vocês já sabiam dessas coisas? me contem e qual é na sua opinião o maior mistério de Monalisa, ops Leonardo ops Salai, quer dizer La Gioconda. Em fim até mais.
Parte 1 [www].

39 comentários:

  1. Essa obra é bem enigmática mesmo.. gostei de saber um pouco mais sobre ela. :) beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu ja li muito sobre ele,sobre suas obras, o museu que ele tem, eu sou fascinada por isso serio!! Amo demaisssss

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O lance a amante e do aprendiz eu já tinha visto em uma reportagem, mas os outros não. Muito interessante saber mais sobre ela :3

    ResponderExcluir
  4. eu sinceramente não curto muito essa obra,não me sinto muito bem olhando pra ela...sério,mas gostei muito do post,muito interessante e aguçou mais a minha curiosidade...hehehehehe
    beijo.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não gosto mt dessa obra!
    Mas adorei o post hahah
    Cate-land.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Monalisa e seus mistérios kkk
    Achei bem legal esse post <3
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A UM DELINEADOR PRETO DA MAC
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Masoq? Um dia desses li um documentário que falava sobre a pintura e falava que tinha vários mistérios que nunca foram desvendados na arte -estranho.
    Beijos!
    http://maybealife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente pra mim isso é realmente um homem, porque tem cara de homem.. kk
    Ok, eu detesto essa obra, tenho até medinho dela..dele..dela!
    Beijos, beijos.

    DearItGirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. nossa, isso é muito complexo. Já li um pouco a respeito x.x
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa quanta coisa, não sabia de nada! Gostei bastante de saber mais sobre a monalisa! Sempre que você poder dê uma passadinha lá no meu blog, que eu passo aqui! Beijos ^_^ Blog: Desvendando segredos

    ResponderExcluir
  11. Nossa que post enigmático, até me lembrou os olhos de Capitu.
    UAHEUHAAE.

    Adorei aqui ;D

    ResponderExcluir
  12. haha Meu Deus! '-' Eu sabia apenas que ela poderia ser o próprio Da Vinci, mas o resto... :)
    Beijos!
    http://diamontlilac-news.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não chama a minha Lisa de baranga, seu coiso u_u
    Eu já tinha lido uma teoria de que era o ajudante dele e que nos olhos da Mona tinha o refelxo das inciais dos dois (L e S), eu hein. Sempre me perguntava por que ela não tinha sobrancelha, agora tá explicado. Parte 3 *u*

    {blog-espelhodigital.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, me deixou meio intrigada!

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo o livro o Código Da Vinci e nele (em uma parte, apenas) fala sobre a Mona Lisa ser o autorretrato de Da Vinci, se ele fosse uma mulher, mas não sei.
    Ela fica com esse olhar endiabrado me seguindo por todos os cantos, hahahahaha. Bem que você disse no post. Não importa onde você esteja, ela vai estar te seguindo com aquele olhar misterioso e aquele sorriso zombeteiro.
    Sempre soube que ela não tinha sobrancelhas, mas nunca prestei muita atenção nisso.
    Beijos,
    Anjo de Cereja | @anjodesonhos

    ResponderExcluir
  16. Amei Mateus. Sempre gostei dessa obra e já conhecia as hipóteses quem seria a pessoa que inspirou.
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    Obs: o template tá demorando um pouco pra abrir, já pedi ajuda. Se puder aguardar, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Eu amo o jeito que você escreve, é muito engraçado! ´´Para ter a certeza de que essa baranga te segue [...]``, ´´A vadia parece até um detetive [...]``, eu ri kkkk Adorei, nunca tinha parado pra procurar Monaliza, quer dizer La Gioconda ,q porra de palavra é essa ? eu ehin! Adorei o post, me fez rir pra caramba ;3

    www.whatnae.com ∴

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho até hoje medo da Monalisa, até porque nunca foi nada comprovado certo, sabe? Só temos sempre hipóteses e mais hipóteses. Já estudei ela em artes e história da arte no colégio, e eu tenho raiva dela, porque não tem nada certo, ela é meio que um enigma, querendo ou não, haha. Nossa, adorei esse post!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  19. Realmente, eu nunca reparei que ela não tinha sobrancelha! hahaahaha
    adorei!
    http://amandopeloavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Essa monalisa é muito estranha e tenho medo dela, confesso. Adorei a postagem e o jeito que você escreve é ótimo haha. Beijoo
    http://voceque-sabe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Você chamando Monalisa de vadia foi o ponto épico do post ahueheahuehuea

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  22. Confesso que não sabia nadinha sobre essa obra.
    Muito bom esse post :)

    Um beijo.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho muito medo dela UHAUHAUHA. Mas sério, acho muito muito muito interessante as obras do Da Vinci. Sei lá, esse suspense/mistério todo. Eu adoro ahhaha. Acho muito legal saber mais sobre, e confesso que dessas só sabia que ela seguia a gente com os olhos mesmo


    Beijos ♡
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
  24. É legal quando há "enigmas" escondidos e coisas assim como essa obra, que inclusive, me dá calafrios ficar olhando diretamente sudhuhdhs Não sabia dessa do esfumaçado, achei bem interessante! *w*

    Mudamos! vem ver:
    yaypixie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Que legal, por isso que eu gosto desse blog, sempre trazendo coisas diferentes <3

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Legal , mas eu não gosto desse quadro e.e é um pouco "assustador" rsrsr Mas parabéns pela postagem <3

    http://dreams-black-and-white.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Haha, adorei, eu sou uma grande admiradora do leonardo da vinci, e realmente dá pra perceber que são pinturas que tem algum tipo de enigma. Sou louca pra descobrir esses segredos!

    inventyourhappiness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Monalisa é ]para mim a mais engimática.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Amo pinturas, sempre fui apaixonada, e eu faço alguns desenhos!! A pintura dela é cheio de mistérios e varias historias. Não conheço totalmente, bem parcial, mas só pela imagem já dá pra interpretar varias coisas.

    http://luanapdomingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. A mulher do museu, disse que nunca tinham passado pano ou algo assim e ele tava ficando podre, aí eles tiveram que tirar a sujeira e saiu a sobrancelha kkk Mulheres, parem de se depilar, passem um pano que sai. Monalisa tem o melhor de 3 mundos kkkk Nunca vou me esquecer dessa kkkk Lá no meu colégio, fizeram uma pintura de um padre aí, e tu passa e ele te encara, a nossa prof. disse que ele olha para as pessoas com almas ruins, e ele tava olhando pra todo mundo kkkkk
    http://zombieesvg.blogspot.com.br/**

    ResponderExcluir
  31. Decida-se: somos terráqueos, fuinhas roxas ou leões perdidos?! HSIAHSUAHSUA
    Essa do restaurador tapado foi demais, IHEURIEHRUEHR
    Na boa, eu sempre achei ela mega estranha, e isso porque eu nao tinha reparado nas sobrancelhas .-. Na minha cabeça ela podia ser nada menos que ninguém ou varias pessoas sabe, ele pegou os olhos de uma prima, com a boca de uma vendedora, o cabelo de uma amiga, sei la..! Tambem ja pensei que podia ser ele ou um amigo, enfim, que complicado! O post ficou ótimo, mas arruma essa de -outro pinto daquela época- Iehriehrueh *-*
    Beijos e que Deus te abençoe <3
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que assustador... eu compraria o quadro da Monalisa (se não custasse milhõe$$$$$$$$$$$$) pra colocar no meu quarto, ninguém entraria e-e

    Beijos,
    Minus

    ResponderExcluir
  33. Monalisa é uma obra beem enigmática mesmo, tem até mesmo a suposição que é o próprio Da Vinci versão feminina e tals haha
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. A postagem ficou ótima, desde que eu comecei a estudar sobre a Monalisa os professores dizem que foi um quadro encomendado do rei, então acredito mais nessa versão. Sobre ela não ter sobrancelhas, meu pai tem uma explicação bem bizarra pras pessoas que não tem sobrancelha, ele diz que é falta de sexo, eu pai é louco :p kk Adorei o post!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Passei para te visitar e senti falta dos posts novos. beijinhos e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  36. Passei para visitar e já comentei aqui, mas estou esperando atualizações :-) Avisa quando postar de novo, já estou sentindo falta daqui ahahha
    Beijos ♡
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
  37. Eu só sabia que ela não tinha sombrancelhas, mas o porquê não.
    Ah e você quis dizer que Rafael era um pintor né? Você colocou 'pinto'

    Beijos :D
    Amora R.

    ResponderExcluir
  38. Eu não sei em que parte prova que o Leonardo é gay só pelo fato de ele ter se desenhado como mulher. Quer dizer, não se pode deduzir a sexualidade de alguém só por isso.

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)