12.09.2013

Ler livros por apenas estar na moda. Sério isso?


Livros são mágicos. Qualquer pessoa que admira de longe uma leitura certamente irá dizer essas palavras, e porque essa pessoa não diria? Ler te arranca suspiros, alegrias, tristezas, alucinações e ainda te fazer refletir do jeito mais bobo possível. Século 21, caracterizado pela sua nação rebelde e totalmente narcisista, caracterizado pela internet é um século onde pessoas deixam se tomar pelas "panelinhas" e pelo apelo social criando assim nenhum vinculo consigo mesmo e o pior fazendo aquilo o que o outro faz só para se sentir igual. Há quem diga que o clichê é ser algo revolucionário e há pessoas assim como que diz que, tá na moda falar clichê, afinal ta virando clichê.  Olhando para o mercado brasileiro hoje em o mercado da literatura nunca esteve tão ótimo, pesquisas apontam que um brasileiro de uma família mediana (pai, mãe, filho e filha) gasta cerca de R$ 128,00 reais por ano em livros. 

Em indas e vindas eu sempre entro em blogs novos, e sabe quantas vezes eu me deparei com uma resenha de um mesmo livro? MUITAS VEZES. E sabe o que todas diziam? A mesma coisa: "o melhor livro do ano", "é perfeito", "não consigo viver sim" e etc, etc e mais etc. Se essa pessoa leu algum outro livro durante esse período de 365 dias, certamente não, ela foi apenas influenciada por pessoas, e querendo se sentir bem foi "forçada" a fazer o que não queria e acabou sendo vítima do marketing do século 21. Palmas e essa pessoa, ela merece, foi enganada, tadinha. E é nesse ponto crucial que alguns leitores perdem total personalidade e viram a partir daí meros consumidores passageiros, e um sistema como esse, realmente necessita de pessoas assim, trouxas.

Ta se sentindo culpado (a) enquanto lê o artigo? Parabéns a carapuça serviu, e se não está calma que alguma hora a sua ficha irá cair sobre qual assunto está sendo abordado. O objeto livro não é algo de vestimenta que nós podemos sair por ai e mostrar o quanto estamos na moda, ninguém em sã consciência sairia por ai com um livro no meio de sua camisa, é indecente e estranho. Quando eu entro em alguma livraria e vejo todos indo nos livros em destaque logo penso "Vítima fútil" esse pensamento é agressivo de mais, e lendo apenas os livros em destaques nem sempre escolhemos a melhor obra geralmente eles são os mais vendidos e não os melhores. 

"Então eu não posso ler o livro que geral tá lendo?", claro que pode mas saiba se identificar com o livro, saiba criar um vinculo com a história, aprenda a criar um gosto por tal e tenha o prazer de ler o livro mais que ninguém. Eu não duvido que terá pessoas comentando o seguinte: "Nossa é verdade, pessoas que seguem modinhas são tão inúteis" ou algo parecido. Mas olhando a ficha literária dela, vemos que ela só leu "A Culpa é das Estrelas" ou "Em chamas" e se acha a leitora compulsiva agressiva dos dias atuais e o pior julgam pessoas iguais a ela, seguinte para de ser tão ignorante. Ler agrega a todos nós algum aprendizado e um pouco mais de cultura então para de fingir de você gosta de algo quando a realidade é outra.  Eu ressalto o seguinte, somos a geração narcisista mais cruel dos últimos tempos. E é tão irônico isso já que seguimos o que todos gostam.

Algumas palavras usadas aqui não foram umas das melhores, algumas até pareceram agressivas e esse ainda não pode ser o meu melhor texto argumentativo, e pode passar longe de ser "bom". Mas sabe o que é? realmente cansa, cansa saber que somos jovens e burros, cansa saber que somos tão ignorantes, agressivos e - alguns - inválidos para o futuro. O que foi lido aqui pode ter sido um desabafo, com palavras grosseiras, e isso tudo aqui me venho em mente graças a um livro, agora faz sentido: Livros são mágicos.

58 comentários:

  1. Concordo com você hoje as pessoas vão muito por modinhas e pena que os livros também viraram um tipo de "modinha". Eu falo isso porque quase não leio livros, e admito, não acho coisa de outro mundo, simplesmente quando tenho vontade de eu escolho e leio, não vou muito pelo que os outros dizem...

    - One Day | Visite

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto dessas modinhas , eu sempre amei livros , mas nunca tive condições de comprar , e agora que eu estou conseguindo compras os livros que eu quero virou muita modinha !
    Tá rolando um sorteio no meu blog , vamos participar ? os links que você precisa está neste post :
    http://batom-veermelho.blogspot.com.br/2013/11/oiiii-genteee-tudo-bem-com-voces-espero.html
    Até mais , beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Pensava que era só eu que pensava assim. Tipo, nunca li e nem pretendo ler Em Chamas, e não achei A Culpa é das Estrelas tãããoo bom quanto eu imaginava, eu esperava mais do livro, pelo que as pessoas falavam. Algumas só puxavam da internet, nem tinham uma opinião formada do livro, aliás, nem sabem resenhar o livro ¬¬
    Enfim, na minha sala tem um exemplo dessas pessoas, uma garota que se diz "leitora compulsiva" só leu A Menina que Roubava Livro e mais outros 2 livros famosos. Cara, acho que ela nunca leu uma saga, ou um conto, e ela quer contar sobre o livro que já leu,. Acho escroto e desnecessário, porque além de não querer ouvir, odeio spoiler, especialmente quando não sabe contar u.u ashsauhsuhau #desabafei :P
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  4. Eu também penso assim, fico feliz que tenha a mesma opinião que a minha. Vou citar um exemplo, A Culpa é das estrelas. Ouvi falar, e não achei tão bom assim ( é claro que eu não li, mesmo assim ) E o resto sobre o livro eu digo o mesmo sobre a Mandi q. Uma pessoa que conheço só leu um livro e começou a se mostrar, achei tão ridículo.
    Enfim, adorei o post :3

    htmlandresources.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo ler leio dês do 8 anos, é um jeito de sair da realidade sair da monotonia do dia-a-dia, ler é algo tão especial tão único para cada um que me da raiva pessoas que leiam porque todos estão lendo, tenho amigas que nunca leram e do nada leem a culpa é das estrelas pra dizer que leram e depois não leem mais nenhum, não estou julgando, ate porque quem sou eu para julgar ma me irrita bastante e concordo com o que você falou.

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. falou tudo Matheus, hoje em dia quando as pessoas, inclusive a maioria blogueiras quando vão comprar um livro vão naqueles famosinhos que as coleguinhas tão lendo, não tão nem aí pra si mesmas pro seu próprio gosto, não leem por se interessar pela história mas sim por que todo mundo tá lendo.
    é isso aí amei o post
    wakeup-alone.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente existem pessoas assim, acho ridículo!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Matheus,eu admito que várias vezes li um livro por pura pressão das pessoas ao meu redor que diziam a lê isso é legal, a lê isso,porque todo mundo já leu,exemplo disso foi o a culpa é das estrelas e 50 tons de cinza,mas eu nunca fui muito de ir na ideia das pessoas,mas com o tempo você acaba cedendo,a pressão é tanta que chega uma hora que voce cansa de lutar contra aquilo e acaba se tornando igual.
    Mas hoje eu vi que não vale a pena,eu terminei de ler o livro Marley e Eu e sei que é outro livro que quando foi lançado também teve esse BOOM total,mas eu me identifico com a história e amo animais e vejo que muitas pessoas hoje já viram o filme e nem sequer tiveram o trabalho de ler o livro,eu me emocionei demais com ele,esse livro é tipo aqueles que você sabe que vai chorar no final,porque você se envolve e parece que aquilo faz parte de você e essa é a mágica da leitura,fico muito triste em conversar com uma pessoa que nunca leu um livro por vontade própria.
    Hoje em dia os jovens não tem mais personalidade,são todos iguais,vivem em panelinhas,são cópias um dos outros,por isso me orgulho em dizer que nunca fui uma das mais populares da escola,andava de all star sujo e sempre com as mesmas garotas fazíamos parte do grupo excluídas da sala,afinal ninguém se lembrava de nós...e espero permanecer assim da minha forma sem ter a influência dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca fui muito de ler, pra ser sincera só comecei a ler um livro com mais de 50 páginas de Agosto pra cá, e o primeiro livro que eu li foi Percy Jackson e o Ladrão de Rais, eu tinha visto varias resenhas sobre o livro e várias pessoas diziam que era maravilhoso e tals. Realmente, o Rick escreve bem mais o livro não era tudo o que eu imaginava, assim como A Culpa é das Estrelas. Eu estou lendo o livro, e estou achando ele maravilhoso, embora tenha ficado um pouco desapontada com ele, pois pelo que os outros falavam, ele era MARAVILHOSO, PERFEITO e coisas do gênero.
    Outra coisa, é as modinhas. Mano, eu odeio esse tipo de gente que só lê porque está na moda, quando eu vou ler um livro é porque eu realmente quero lê-lo, e também tem essa de pessoas que leram apenas um ou dois livros e se acham os leitores compulsivos, eu acho isso ridículo, na boa, eu preferia que essas pessoas se matassem q.
    Kiss, Jennifer.

    spring-iin-london.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Concordo em parte com o que você disse. Sim, modinhas irritam. E sei que a maioria dos livros que li são desses "famosões". Mas isso não quer dizer que a pessoa seja "maria vai com as outras" ou algo assim. É porque esses livros tem PUBLICIDADE. Como eu vou sair das modinhas, inovar e ler um livro que ninguém conhece se não escuto falar dele? Claro que isso já é outro problema, e que tem tudo a ver com o que você falou: as pessoas reproduzem as coisas, não pesquisam, não se informam. Eu por exemplo só fui me informar e descobrir títulos diferentes depois que entrei pra blogosfera e vi resenhas de todo o tipo. Fez maravilhas pra minha vida de leitora, eu percebi que muitos dos livros "modinha" que li e amei na verdade não eram tão bons assim. Eu tinha me deixado influenciar. Enfim, parabéns pelo texto, você tem um senso crítico admirável! Espero que esse post abra os olhos de muita gente que ainda tá presa nessa coisa de modinha.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É verdade, modinha não é legal... estou lendo a Culpa é das estrelas, mas porquê achei interessante, já Em chamas não me chamou muita atenção... outro que eu não tive vontade de ler foi aquela saga dos cinzas (50 tons e blá blá blá). beijinhos e linda noite.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com tudo que você disse. Nunca fui fã de leitura, o único livro que eu ate hoje li (Fora os da escola akspakspa) foi o "Diário de biloca" esse livro realmente é muito bom *-* porque eu consegui me identificar com o livro, foi tipo como se eu estivesse vivendo a história do livro em si. E eu também já cansei de entrar em blogs que tinham resenha de um tal livro, por exemplo; A culpa é das estrelas.. Eu não tenho nada contra o livro, porém, eram as mesmas opiniões, as mesmas palavras, e se torna cansativo. Esses dias eu entrei em um blog e tinha uma resenha do livro (A culpa é das estrelas) no mesmo dia eu acabei entrando em um outro blog e o post inicial era "Resenha; A culpa é das estrelas" e era o mesmo texto, não tinha nenhuma diferença, nem se quer a imagem era diferente. Ou seja, a pessoa de certo nem leu o livro, viu que todos estavam fazendo resenha do livro e para ser a "Fodona" acabou copiando o post da guria, isso já chega a ser um exagero da pessoa, uma enorme busca por querer está na moda, e isso é muito chato.
    Gostei do seu texto, você escreve muito bem e tem um senso crítico que poucos tem.

    Estilo Indefinido

    ResponderExcluir
  13. O melhor de tudo nem é isso, o melhor são aquelas pessoas que compram os livros que estão na moda, tiram fotos dos livros falando que comprou e que adora ler, mas na verdade apenas foleou o livro e guardou na estante. Sim, eu conheço pessoas que já fizeram isso, e eu fiquei pasma do tipo "pra quê compra então?". Eu gosto muito de ler, mas sinceramente, não leio um livro só porque está na moda (até porque já me decepcionei com váaarios livros modinhas que não eram tudo aquilo que eu esperava), então eu começo a ler o livro, se ele me despertar o interesse, beleza, continuo lendo, mas se não sinto nada lendo ele e acho chato, paro de ler na hora e largo de lado. Por isso muitas vezes leio a sinopse antes, pra depois comprar/ler. Adorei o post!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Existe isso? Rs
    Fala sério, é bom que incentiva a criatura a ler.

    Adorável Tédio | Fã Page | Sorteio

    ResponderExcluir
  15. Não acho que tenha nenhuma "modinha", afinal, odeio palavras como essa. Pra mim é super simples: o livro é famoso porque é bom. Todos gostam porque é bom . Se fosse um lixo, ninguém leria. E concluindo, não é porque uma coisa é boa e todos gostam que isso seja uma modinha, que seja clichê, cópia. Ninguém nesse mundo é bobo, portanto, gostam de coisas boas, no caso, os livros. Acho que foi por isso que as pessoas estão começando a curtir a leitura. Os livros estão mais baratos, antes nem todos sabiam ler... tem que levar em consideração aspectos como esses. Mas como sempre tem aqueles que querem aparecer, que ficam de mimimi se achando foda porque leu apenas um livro. É, infelizmente.

    http://welcome-to-kawaii-land.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. É uma pena os livros terem virado modinha, algo tão maravilhoso.. Eu fico passeando por blogs e vejo os mesmos livros, as mesmas resenhas, é difícil de encontrar uma blogueira que tenha lido um livro realmente porque realmente gostou e que faça uma resenha com sua verdadeira opinião, que não seja uma cópia sobre o que todas pensam.. Eu amo ler, muito muito mesmo e nem por isso eu saio lendo livros de ''modinha'' a não ser que ele tenha algum assunto que realmente me chame atenção, como é raro, sempre leio livros e acho que as pessoas não deveriam ler só porque está na moda e sim porque gostam, porque o assunto é interessante, mas é foda colocar isso na cabeça desse povo.
    Beijos
    http://www.blogclosetmagico.com/

    ResponderExcluir
  17. Pra ser sincera geralmente nunca curto nada que é 'modinha' e com os livros não é diferente, se algo estar na moda só uso se realmente me agrada, na verdade odeio se igual as pessoas, acho que por isso gosto do diferente, gosto de ter a minha personalidade, mas na boa é muito irritante mermo ver um monte de blogueiro(a) com mimimi, se achando a tal pq leu um livro que todo mundo leu, acabo preferindo ignorar o blog, até pq gente assim não apenas resenha livro so pq fulana de tal do blog mega famoso resenhou, ela sai imitando geral por aí, tipo que falta de personalidade mandou lembranças. Na verdade não sei, é confuso, temos que ver que existe casos, e casos. Realmente tem gente fazendo resenha sem um pingo de personalidade e so fez pq o livro virou 'modinha', e tem gente que fez a resenha e leu pq o livro realmente achou bom e tem ali a opinião da pessoa. Acho que por blogueiras famosas também terem feitos resenhas desses livros que estão na moda as blogueiras não tão sucedidas acabam se inspirando, olhando por uma parte também talvez devemos agradecer por livros estarem virando modinha entre as pessoas, acho que devemos pensar algo do tipo: vc não é poser, seja bem-vindo a família hahaha, ao menos os livros vão sendo popularizados, so não venha querer aparecer, se achar a tal, e com mimimi pro lado, pufavo haha. Realmente é irritante quando vem tem uma guria que não leu o livro, mal sabe do que ta falando e ainda quer ter moral. Enfim, ja falei demais e acho q ja to ate contradizendo o que eu to falando pq eu to com mt sono hahahaha

    Beijosss, MONALISA COM S

    ResponderExcluir
  18. Bom, concordo em partes.... acho ridículo quem compra um livro porque todo mundo está lendo e tals.. mas as vezes o livro que todos estão lendo possa ser realmente interessante. Eu comecei a ler livros (sem ser os da escola) por influencia de uma amiga...e eu sou mt grata a ela por isso. Desde então nunca mais parei... confesso q ultimamente tenho lido pouco por falta de tempo, e tb comprei 'A culpa é das estrelas' por influência, mas eu não me arrependo... essa é minha opinião
    É isso, beijoooos ♥
    http://tamonamodinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Livros foram feitos para nos ensinar, nos inspirar. Fazer com que nós sejamos diferentes, menos ignorantes, mais sábios, com mentes mais abertas. A partir do momento que se lê um livro porque um mundo inteiro diz que é bom e que se você não o ler será um idiota, à real função do livro estará acabada.
    Não vou dizer que não sou influencia pela midia, mentir não é comigo. Mas não à esse ponto de ignorância, não à esse ponte de marionete.
    Junto a isso vem o fato de acharem que à literatura estrangeira é melhor do que à brasileira. Ignorando sua próprio cultura, sua própria, para ser apenas mais um.
    Acredito que uma pessoa que diz que ama livros, se importa mais com à historia do que com que os outros acham.
    Como você mesmo disse, está na moda ser clichê. E poucos parecem conseguir sair dessa marcha zumbi.

    ResponderExcluir
  20. Realmente, ler livros virou uma "modinha" infelizmente, eu admiro muito as pessoas que realmente gostam de ler, aquelas que mergulham de cabeça na história, se envolvem sabe? Eu não gosto de ler, por ser preguiçosa, e nem faço questão só porque esta na modinha. È muito triste saber que algo tão importante virou mais uma moda. Adorei a postagem, e você se expressou muito bem!
    Beeijo
    http://voceque-sabe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Achei o post magnifico, conseguiste falar a verdade que alguns ainda não enxergaram. É muito chato quando encontramos pessoas que se dizem leitores mas que só leram o básico para entenderem o que significa as frases postadas no facebook kkkk' Fiquei contente em não se enquadrar nesta nova modinha: Querer ler porque todos estão lendo :P com certeza essas pessoas nunca vão saber o sabor maravilhoso que tem ler um livro que realmente toque nossa alma.
    Eu gosto de escolher livros que me chamem atenção, fico mais feliz ainda se for um livro que ninguém conheça assim posso compartilhar a historia com uma pessoa e deixa-la morrendo de vontade de saber mais hehehe'
    Ameii tudo que escreveste... e nunca mais vou conseguir ir em um livraria e ver aquele bando de pessoas querendo somente certo livro e não ter o mesmo pensamento que você ^^

    Beijoxx.
    maria-gabriely.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Concordo totalmente, ler livros só por que virou modinha. Essas modinhas são ridículas, aí a pessoa ler sem gostar, não entende nada, mas ler so pra entrar na modinha!
    http://cachosdeorgulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Af ler livros é como uma magia, voce le porque gosta porque quer saber da história, claro que muitas vezes agente começa ler um livro pela indicação de alguém agora pegar um livro só porque ta todo mundo lendo ele, isso é.. nem sei o que é kkk

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. É IMPOSSÍVEL discordar do que você disse. Infelizmente ler livros virou modinha hoje em dia. Pobre humanidade! Eu leio livros desde pequena, sempre tive essa paixão pela literatura, e é muito triste ver várias pessoas lendo os livros mais vendidos por causa das outras pessoas. Ou seja, tentando ser igual a elas.

    pimentacommenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Comecei a gostar de livros aos nove anos de idade, fui ao shopping com a minha mãe e de cara dei com uma feira de livros, eu entrei e comprei um, mas nunca consegui terminar de ler, tudo isso por causa da internet, todas aquelas redes sociais, comiam toda a minha vontade de voltar pro meu quarto, pegar o tal livro e terminar de ler. No momento estou lendo "Morte Súbita" de J.K. Rowling. Adoei o seu texto desabafo, e realmente, está acontecendo isso. Elas não gostam, mas leem por que todo mundo está lendo, meio que um clã de modinha.

    www.whatnae.com

    ResponderExcluir
  26. Realmente ainda tem pessoas assim, isso é triste. Na verdade tenho pena -q
    Abraços do Fábio ~ Segue?
    www.rockteen92.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Ameeei esse post, realmente muitas pessoas leem os livros que estão "na moda" em um determinado período só para dizerem que estão na "moda" também. Acho isso ridículo, acho que devemos ler o que quisermos! Atualmente, estou lendo "A menina que roubava livros", estou amando! <3 Leio porque me interessei pela história e não porque está na modinha!
    Ótimo post!
    Bisous,
    www.pequenomuffin.com

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post, realmente nesses últimos meses livro virou modinha. Pra todo lugar que olho tem gente lendo 'A Culpa é das Estrelas' e muitos livros realmente bons estão sendo desmerecidos porque quem os lê, não sabe valorizá-los. Falou tudo nesse post!

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Concordo com cada palavra que você disse. Realmente, parece que esse ano todos resolveram ler A Culpa é das Estrelas e se sentir O Leitor, não digo isso pelo livro em si, porque eu também li e adoro, mas no meu colégio, por exemplo, durante o ano todo eu vi tantos alunos lendo esse livro que perdi e conta e eles não leram nada além disso e apenas leram porque todo mundo está lendo.
    E o pior são aqueles que só leem livros porque virou moda, se dizem amantes de livros, mas nem sabem quem são Dan Brown, Stephen King, Jane Austen, Suzanne Collins ou J. K. Rowling, o que é vergonhoso as vezes. Não sei se fico feliz porque pelos menos essas pessoas estão lendo algo, o que já é um passo enorme no nosso país, onde alguns acham idiota ler um livro ou se me sinto ofendida com isso, porque para quem lê de verdade e gosta, é realmente ofensivo ter que lidar com esses leitores de modinha.
    Adorei o post.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Você tem toda razão. Eu me incomodo muito com isto, e um exemplo é o livro A Culpa é Das Estrelas. Tudo bem que seja ótimo, mas não é o melhor livro do John Green (na minha opinião) e parece que as pessoas só tem olhos para ele. Eu parei de amar este livro pelo fato de todos já terem lido. Me irrita gostar de coisas que todos gostam, e para piorar, as pessoas parecem amar imitar os outros. Seu post foi muito bom, e creio que de muita importância também <3

    Beijos | Pocky Tutorials

    ResponderExcluir
  31. Falou tudo! Conheço uma menina que compra os livros mais "populares" só para dizer que tem, mas se você perguntar não sabe nem um resumo pois nunca leu o livro, nem uma resenha. Até então não conhecia esses fatos, não passava pela minha cabeça e ainda não entra o que ela a pessoa a fazer isso. Acho muito esquisito e sem sentido. Dou até um valor pra quem assume que realmente não gosta de ler rsrsrs

    www.spaziodm.com.br

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que perfeição esse texto. Concordo planamente de ler. ninguém merece uma pessoa que mente que ler muito, ou só ler por ler. Eu adoro livro, sou apaixonado por a leitura, e leio por vontade. Até por que ler para está na moda não vale a pena, é só perca de tempo.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Gosto de livro, mas nem sempre leio os mesmos que todo mundo lê.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  34. Gosto muito de livros, adoro ver resenhas por aí, mas confesso que entro em vários blogues que estão falando do mesmo livro :(. Eu leio o que achar legal, bom e que tem haver com o meu tipo de leitura. Pena que nem todos são assim né.
    Beijos, beijo.

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Tu foi duro agora, ein, meu amigo! Mas concordo com você, mas por outro lado sempre acho que esses livros "modinha" induzem várias pessoas ao gosto pela leitura, e isso pode ser o lado bom! É muito chato ver gente pagando de culta enquanto lê 50 tons de cinza, mas talvez ela não teve contato com algo mais precioso, como Machado de Assis, que até hoje leio muitos livros "referência" pra ter amadurecimento e poder entender a fundo cada "trocadilho cultural" (se assim posso dizer), que o autor faz. Isso é incrível e maravilhoso. Por isso sempre digo que o importante é ler de tudo, saber criticar e balancear entre livros "água com açúcar pra descansar a cabeça" e livros "que te agregam um senso critico mais profundo". Sendo assim todo livro pode ser importante, as pessoas que não sabem lidar :(

    ResponderExcluir
  36. O pior de tudo é que é verdade, as pessoas são muito influenciáveis, isso é fato, eu amo ler, não por ser modinha ou não, ler é viver aquilo que você não pode na sua dimensão e muita gente não entende isso.
    Mas sabe, veja pelo lado bom, pelo menos uma modinha que há algum proveito, porque é impossível ler um livro e não absolver nada ;p

    Ótimo tema para um post, curti *-*

    www.cut-cutt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Eu nunca gostei de ler, sempre fui sem cultura! Mas esse ano desisti dos meus sonhos e precisava de algo para ocupar minha cabeça. E sim, a leitura me salvou. Ler é um negócio mágico. É incrível. Não creio que pessoas o façam só por "faminha".

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  38. Sempre curti ler, não consigo entender pessoas que o fazem por apenas está na moda... Mas vai entender não é mesmo. Curtir muito o texto.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Eu não curto muito ler, mas se for pra ler, só leria um livro que eu realmente gosto e não porque está moda, acho isso idiota e desnecessário.

    - Yulk Way

    ResponderExcluir
  40. Eu não suporto quem lê só porque um livro é famoso e sai por ai falando o quando ama, ou quem fala que odeia ler mas tem um blog. Porque se você odeia ler porque está no blog? Ou se vai ler porque não lê um clássico ou aquele livro que ninguém quer por não se tratar de romance, vampiros ou pornô? Eu já li esses gêneros e não curti, me enjoam facilmente. Concordo quando você diz que ler é mágico, um livro é mágico, você entra na história e é assim que tem que ser. Foi um desabafo e tanto, e juro que tenho essas discussões com minhas amigas direto, não por elas só lerem o que está na moda, mas sim pela nossa indignação quanto a isso, Se quiser podemos fazer uma discussão nós dois em um post ou algo assim, é um assunto que me interessa.

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Livros podem até ser melhor do que certas pessoas,eu realmente amo ler.
    Concordo com você Matheus,é muita modinha hoje em dia,as pessoas precisam ver o que realmente as diferenciam!
    Na minha sala,a maioria é tributo,então um dia uma menina falou "ai eu vou ler jogos vorazes,parece ser muito legal,vocês estão lendo entãoo...." "ai eu sou super TRIBUTA"
    Tem resenhas que realmente,são todas iguais,mas,será que se a blogueira(o) não teve mais palavras para descrever e escreveu isso?Nem sempre as pessoas são "poser",ou modinhas.
    Eu fiz uma resenha a um tempão atras,mais eu me deparei que escrevi quase igual a uma blogueira,porem do meu jeito,mas não quis ficar modinha,e sim porque não me veio palavras suficientes para descrever o quanto eu amei ler o livro.Tão emocionante,tão natural,tão triste.São isso que os livros tem de bom,entrar num mundo onde você entra,vive,sonha,mas sem sair do lugar,você vai viver com isso..
    Adorei o post!
    Beijinhos

    mundo-desonhadores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Assim como a moda de 'baixinhas são melhores'. Infelizmente as pessoas não sabem o que perdem não lendo livros. Beeijos. http://pensa-mentosalternativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Poucos dos livros que li são considerados famosos, acho que só foi Fallen, O Ladrão de Raios e Hobbit| , e só gostei de verdade de PJO e Hobbit, outro famoso que li, que na verdade nem é famoso, já é clássico foi Dom Casmurro, e só. Todos os outros li por vontade própria, alguns ninguém julgaria ser bom e me surpreendi. Gosto de ler de alguns autores brasileiros, é incrível como tem gente talentosa daqui.
    Bom, essa modinha dos livros eu posso até ter visto na internet, mas a verdade é que aqui na minha cidade, livro é pra decorar estante, infelizmente, e a biblioteca, é só um lugar pra reunir os amigos pra jogar alguma coisa... T^T Acho que ninguém gosta de modinhas, e nem eu, mas sério, eu queria que pelo menos uma pessoa que eu conheço pessoalmente aderisse a essa modinha só pra gente conversar sobre... :p
    Uma vez, eu vi uma frase do Mário Quintana, se eu não me engano, que dizia mais ou menos assim: "Se você ler o que todos estão lendo, vai pensar o mesmo que todos estão pensando". Concordei e muito.
    Concordo com a Thami também, quando a pessoa compra um livro famoso e lê, ainda tá ok, pelo menos ela leu, né? Ruim mesmo é quando compra só pra se sentir a intelectual e o máximo que faz é ler a sinopse atrás, e olhe lá! O.O
    Bjo, Sel ;* | Jovens Gordinhas ♥

    ResponderExcluir
  45. Meu Deus! Quando as pessoas aprenderem a sentir o que os livros são capazes de transmitir, acho que isso vai mudar. A questão é sentir, é apreciar, é sonhar!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  46. Hoje em dia nada vai por gosto da pessoa! E sim vai por "modinha", por exemplo: óculos eles usam para "modinha", livros, onçinhas na roupa, rasgado, salto alto -que muitas nem sabem andar usam por "modinha"- Hoje em dia a coisa mudou muito. Beijinhos adorei o post.

    Kisses || world-butterflies.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Eu amo ler, desde sempre amei. Tenho amigas que nunca pegaram em um livro que chegam pra mim e dizem: "Se tá todo mundo lendo Harry Potter, vou ler também pra saber o que falar depois". Me dá uma raivinha ^^

    Beijos, http://diamonds-of-sugar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Eu simplesmente não consigo ler um livro apenas por ser moda. Só se me interessar pelo mesmo de fato. Geralmente me deparo com surpresas muito agradáveis e adoro o livro. Outras vezes a leitura valeu só pela curiosidade mesmo pois não era o que esperava.

    Mas acho que a motivação de ler uma obra deve primeiramente ser interna, atingir seus gostos específicos ou proporcionar bons momentos.

    E o gosto literário é algo que está em constante construção.
    abraços e excelente resenha!
    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  49. Ler livros por que estão na "moda"? Isso é novo! Com certeza o modo que você falou deve ter dado um "tapa" em muitas pessoas. Assim como você disse, a magia da leitura é de te fazer arrancar emoções! Podem falar o que quiser do seu texto, mas que tudo isso é verdade, ninguém pode negar. Ótimo debate!

    Um abraço, http://cidadesdepapell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Oi,
    Eu concordo no que você disse, há quase dois anos quando eu criei o blog não tinha tantos blogs nesse gênero e hoje eu vejo uma infinidade, claro que existem uns que criaram pelo os mesmos motivos do que o meu, mas outro tem a única intenção de receber o livro de graça.
    Eu prefiro ler os livros que estão na moda quando a poeira está abaixando, exatamente por esse motivo para não correr o risco de ser influenciado. Ótimo post!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Disse tudo, as pessoas hoje em dia fazem a maioria das coisas apenas por estar em modinha ou porque todo mundo ta fazendo, e ele também tem que fazer igual.
    Eu na verdade não comecei a gostar de livros por causa de modinha e sim porque depois que comecei a pegar livros na escola eu fiquei mais interessada pela leitura .Eu ainda não li nenhum destes livros que você citou, mas quero muito ler a Culpa é das estrelas porque gosto de livros de romance..;3
    blog-sempre-teen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Posso citar um exemplo? A culpa é das estrelas. Todo mundo lendo, falando que era ótimo, perfeito... Enfim, fui ler o livro e não achei "isso tudo". Pensei: Nossa, esse livro é uma modinha.
    http://dedodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. sempre curti ler um bom livro.
    http://kawaii-teen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Que texto top! Adorei! Você conseguiu dizer tudo que eu tenho vontade. Tudo bem você ler esses livros famosos para conhecer e ver se é a sua cara e tals, mas dizer ser bookholic só porque leu esses livros é pedir para se assassinado. Não me considero bookholic porque acho que ser isso significa conhecer o mundo dos livros melhor do que ninguém, e bem ... não sou assim. Conheço uma menina que praticamente só leu ACEDE e se diz bookholic, sinceramente esse tipo de gente deveria ser estinta do mundo. Parabéns pelo trabalho Matheus, adorei seu blog <3

    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Eu já li "A Maldição do Tigre", mas não me limito só a sagas. Gosto mesmo é de clássicos, sabe? Estou lendo "O Cão dos Baskerville" e é ótimo. Tem muita gente que só lê uma saga por causa do personagem "gato". Sempre gostei de ler. Essa gente não me representa.

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)