1.14.2014

#3 Obras Enigmáticas - Las Meninas


Olá jovencluberianos, tudo bom?. Galera vocês gostaram do Top 5, minha nossa e foi a primeira vez que eu vi pessoas falando que ainda "não conheciam" a banda, fiquei pensado se era verdade mesmo. Mas em fim, terça feira e estamos aqui com a nossa terceira parte da série de 5 posts: "Obras Enigmáticas" eu deveria ter pensado em algo mais criativo, mas não, pensar da preguiça. A obra de hoje é a tão flopada "Las Meninas". Que já passou por tanta merda nessa vida que estrar num museu em Madrid é como estar no céu pra ela. Pintada por Diego Velásquez (esse cara sexy aqui) a obra tem esconde coisas tão normais que é praticamente impossível você não pensar "nossa eu sou burro". Então vamos começar?
Veja o quadro aqui: [www].
Pra começar! Porque raios a obra tem esse nome?: Quando eu li sobre essa obra a unica coisa que me veio a cabeça foi: "Tem nome de filme de terror" e sim realmente parece, mas não é. A unica coisa de obscuro lá é a tinta marrom. Mas voltando ao assunto desse tópico, pode atá parecer bobagem, mas tem uma historinha por trás desse titulo. Pra começar o primeiro nome dela era: A Família, isso porque parece que tem uma família sendo retratada ali, mas é quase isso, leia o post e saiba mais. A tela foi salva de um incêndio que teve no Palácio Real de Madrid em 1750. E só em 1819 a obra recebeu o nome "Las Meninas" graças ao museu aonde ela fica, o mais legal é que isso não tem nada a ver com a obra. Só recebeu esse nome graças as "serventes" da infanta Magarida.


Tem realmente certeza de que eram as meninas o principal da tela?: Titulo grande eu sei, mas ele vai ter fazer pensar, porque se não é as meninas quem realmente é o centro desse quadro? Calma que o centro não está no centro, entende? Perto da porta do quadro a esquerda, nós vemos um espelho. Nele está sendo pintado um casal, e esse casal são a parte forte da corte - rei e rainha - . E isso nos leva a crer que Didi (já peguei intimidade) estava retratando uma ação dele e não uma infanta mesquinha sendo mimada, e a ação dela seria pintar o rei e rainha da França, Felipe IV e sua esposa - feat. sobrinha - Mariana Áustria


A Igreja católica e seu poder estão presentes em tudo: A obra em questão tem as características barrocas, e realmente pertence a esse movimento. Mas a Igreja Católica - principalmente na Espanha - era muito forte. Atrás das garotas que são escravizadas pala infanta Margarida encontramos duas pessoas, que são uma freira e uma padre, essa teoria foi baseada no fato de que: A Espanha era o pais mais religioso da época e em quase todos os reinos tinha essa duas figuras religiosas. Outros historiadores falam que é a Marcella de Ulloa com um home m desconhecido, mas de acordo com a Wikipédia esse é o Diego Ruiz Azcona


Ame o artista foda, e faça uma cruz para ele: Uma coisa brilhante que existe é o fato de que quando um artista morre, as pessoas conseguem valorizar ele ainda mais. Diego é representado nessa obra ele é o cara que está com o pincel na mão, como você pode ver na imagem 2. Se você notar bem, ele usa uma cruz da Ordem de Santiago [www], que foi acrescentado a ele só depois de sua morte em 1660 e 4 anos depois da finalização da obra. E sabe quem pediu isso? O próprio Rei Felipe IV, e como um rei havia pedido m menos de 1 mês estava no peito de Diego a cruz.


E pra finalizar quem são essas pessoas estranhas ai?: Eu não irei falar muito dessas pessoas que estão sendo representadas. Simples veja o numero e leia a legenda, são apenas 4 coisas, vamos lá!

  1. O próprio pintor, ele se retratou fazendo uma ação do seu dia a dia;
  2. O camareiro da rainha e escravo real da mesma;
  3. Uma menina anã, naquele tempo ver pessoas com anomalias genéticas era sinal de risadas;
  4. Outra garota anã e alguns dizem que ela é retardada. As irmãs anãs eram vistas como "um bobo da corte".
E então minha gente fofa gostaram? Eu estou chegando ao fim de mais um post. Eu estou amando fazer essa série de posts e eu acho que pode chegar a ter mais que 5, mas eu acho que não, acho que estragaria a essência. Queria avisar que um novo layout está a caminho só falta alguns ajustes e quem sabe semana que vem o JC esteja de cara nova?
Parte 1| Parte 2 .

49 comentários:

  1. Cara que legal, esse foi um dos melhores posts seu que já li!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah adorei as obras! Sempre me encanto com os seus posts na tag "Curiosidades". São muito legais e criativos, parabéns! Beijos!

    Blog atualizado! Me faça uma visita? ♥
    Relatos de Paris | http://relatosdeparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. kkk nossa que interessante , nunca nem ouvi falar dessas obras -ignorante kk
    olha vi a campanha na sidebar . Acho que vou participar >w<

    ♥ G² || Official ღ

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber mais sobre o assunto haha!

    www.clarinhapink.com

    ResponderExcluir
  5. Own, que legal! Melhor post do blog :::::::::: ever! HEUHEUEH
    Beijos,
    www.bellaquebela.com

    ResponderExcluir
  6. Que legal, primeira vez que me interesso por algo assim e sim Velazquez é muito seduzente ~sqn Kisses :3

    inside-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar dessas obras ç.ç são bem interessantes ashushua
    Novo layout? MDS, ansiosa demais aqui *-----------*
    Kiss
    With You || Imperfectous

    ResponderExcluir
  8. É uma obra bem enigmática mesmo... interessante, Matheus. Ainda bem que anomalia não é mais motivo de piada hoje em dia, né? ;) beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei aqui, adorei os posts! Estou seguindo, com certeza, haha.
    Tenho um professor de artes que sempre nos mostra esses enigmas nas pinturas, acho demais. Tem coisa que a gente nem imagina.
    Muito criativo, parabéns!
    Um beijão, visite meu blog!

    ResponderExcluir

  10. Retribuindo a visita linda,
    nossa que interessante , nunca nem ouvi falar dessas obras -ignorante kk
    olha vi a campanha na sidebar . Acho que vou participar >w<
    Seguindo gata!!

    http://politcamenteincorreta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que obras incríveis. Adoro esses tipos de 'curiosidades', hehe.

    Seguindo. Retribui?
    littlethingoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo estes quadros, são tão, tipo, esses quadros guardam segredos de anos. Monalisa, Las Meninas, O Banquete etc. Adorei de verdade.

    Visite o blog | Etc For Me ♥

    ResponderExcluir
  13. Ele é bem sexy mesmo hahahaha SOCORRRRO! Nunca canso de dizer, seus posts são incríveis. Casei. ♥

    Visite-nos!
    XOXO

    ResponderExcluir
  14. Que curioso, nunca fui muito chegada a me interessar por esses tipos de coisas, mas é bem legal, e tem uma história super legal :)

    beijos, cidadesdepapell.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho isso tão legal hahaha
    Eu sou muito lerda e nunca consigo ver

    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  16. gente, que genial, eu adoro arte e história da arte, queria estudar mais sobre isso *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  17. KKKKK isso foi muito interessante e.e Seus posts são otimos :)
    beijoss!!
    http://sabedorianaoseiescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. são teorias bem interessantes, apesar de eu achar que a maioria esteja errada, mas eu gostei do post :)
    enfim, estou esperando seu novo layout, eu acho os que vc faz únicos *-*
    õ//

    ResponderExcluir
  19. não curto muito história, mas realmente isso foi muito interessante
    bjos ♥
    tamonamodinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa, pode me chamar de maluca mas esse post me deixou com medo -masoq
    A impressão que eu tive do "sexy Didi" (huashuash' Parey) foi que ele não bate muito bem, só acho. Apesar da minha enorme preguiça de ler, consegui ler tudo e adorei! Mesmo com a estranha sensação do pintor estar atrás de mim e tudo mais. Faz mais posts dessa série, uma leitora já está garantida. Eu, hihi.
    Sinceramente eu amei seu blog. Layout lindo e conteúdo muito interessante e diferente. Pretendo voltar aqui muito mais vezes. ~Seguindo, Kissus ♥
    f-lashlights.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. interessante , gostei de saber mais sobre o assunto!!
    richelleoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia essas obras, mas achei bem interessante. Realmente é bem eniGmática mesmo, adorei o post!
    Acabei de conhecer o blog e gostei bastante. Estou inclusive seguindo.
    Te convido a conhecer o meu e se gostar seguir também.
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Achei bem interessante e legal *3*
    Adoroooooo tag de curiosidade! hahahah

    Cate-land.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Você é muito intelectual, haha *-*

    Parabéns, o melhor de sempre!

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu amei esse post, já quero ver os outros, você é tipo mega inteligente né. Perceber esse detalhes..

    MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  27. Cara, eu não entendi nada kkkk Eu li isso 3 vezes e só entendi a parte que o pintor retratou ele próprio, os anões eram motivos de piadas..enfim, eu sou muito lesa pra essas coisas kkkkk
    Um beijo
    http://bombasticmusics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Nossa, esse post tá mega legal,
    Ouvi falar dessa obra no Ensino médio,
    mas, pra falar a verdade, não prestei muita atenção, agora com seu post fiquei super interessada e curiosa .. Muito legal mesmo. Amei.!

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro essas tags de curiosidades, adorei o post muito legal. (:

    haysahass.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Lembrei das aulas de história da arte que tive no ano passado, tivemos uma aula em especifico que falou exatamente sobre isto, os inigmas que existem nas obras da antiguidad. Tem muita coisa que é para ficar de queixo caido mesmo...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Super interessante ! Se eu olhasse a pintura assim não entenderia nada. A começar pelo nome que me faz pensar que as meninas são as pessoas centrais da obra. Esse post me lembrou as aulas de hist. onde as professoras mandam a gente observar as obras nos livros e explicar o que está retratado <33 Vou pegar esse post como dica, ai estarei pronta qndo a professora me peguntar hahah Sabe uma coisa que eu gosto muito e adoraria ver aqui ? Renascença Italiana ! Fica a dica ;D

    vivendoforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Muito legal a maneira q vc explorou e procurou os detalhes da tela, muitas vezes passam despercebidos.
    Não sabia sobre a cruz, muito interessante!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Adorei saber sobre a história do quadro.
    Acho tão interessante conhecer mais a fundo as coisas.

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Eu lembro de quando eu estudava essas obras, é maravilhoso ficar curioso e tentando entender, eu adoro ao menos haha

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Amei as curiosidades sobre o quadro Mateus.
    Big Beijos
    blog Lulu on the sky | participe da pesquisa de público|
    OBS : não se preocupe se não conseguir me responder nesta janela do comentário no seu blog, estou com esse mesmo problema no meu quando vc comenta. :(

    ResponderExcluir
  36. Nossa,amei essas curiosidades sobre o quadro,serio mesmo!

    http://tudo-que-penso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Adorei o post, eu nunca que ia imaginar que seria essas coisas kkkk

    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. auhsuhauhs fiquei com medo '-'
    ~ Xero | PE ~ Aguardo sua visita *uu* ♥ ~

    ps: sua afiliação foi aceita:)
    recado importante aos afiliados: Colocarei vocês em breve, pois meus gadgets estão ''bugados'' e eu não consigo alterar nada. Peço desculpas, prometo que irei concertar esse problema.

    ResponderExcluir
  39. Confesso que tenho medo da maioria dessas obras. Sei lá. As expressões das pessoas na pintura, os mínimos detalhes que encontramos atrás quando vamos mais "a fundo" olhando na imagem e tal. Gosto desses posts seus falando sobre as coisas interessantes das obras.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  40. Eu já tinha visto esse quadro, mas não lembrava quase nada. Foi muito inteligente da parte do pintor, meio que enganar todo mundo que via o quadro e nem notava o espelho, hahaha
    Beijos!

    PiinkCookie.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  41. Matheus eu fico chocadinha as vezes com seu blog, amo amo AMO vir aqui, sempre saio sabendo de alguma coisa que nunca ia imaginar saber, entende? rs
    Caraca, esse pintor foi genial, apenas. Se auto retratar pintando em sua própria pintura? poxa!
    Confesso ter ficado com medinho dessa obra, estava esperando ver alguma coisa subliminar haha
    Beijos, beijos.

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Olá amore! Ó! Vou rimar:
    Obras assim nos deixam com os olhos revirados. Logo ficamos enjoados.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Amo o blog! Ansiosa pra vê-lo de cara nova.

    "Jesus ♥ você de tal maneira! Não pereça, tente a vida eterna."
    http://gabriellyrosa.blogspot.... G.R ♥

    ResponderExcluir
  43. Nossa gente, gostei da parte em que o pinto se auto-retrata. Muito interessante... Mas, desnecessário os padres e as pobres e inocentes anãs!

    Unskilled

    ResponderExcluir
  44. Eu acho que nunca vi um pintor se auto-retratar (?) A obra tem muitos "segredos" algo que é difícil descobrir ao olhá-la em um museu ou mesmo na internet. Nunca ouvi falar do quadro, não curto muito, aprecio apenas a pintura do Chico (Caras e Bocas) hueheuheu :v Ah, o blog está fechado para a troca de layout, o tempo vai depender da minha disposição e inspiração.

    XOXO ♥ q
    Minus

    ResponderExcluir
  45. Las Meninas parece mais o nome de um relato sobre ex prostitutas! Haha O autor dessa obra é cheio de truques, só não os achei melhor do que o DaVinci, que merece meu respeito! Adorei o post!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Adoro esse tipo de coisa, me faz lembrar do filme o Codigo da Vinci, adoro misterios por tras de obras de arte depois que vi e li o livro haha,

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Primeiramente achei muito top você abordar um assunto tão inteligente e culto...que colocado como foi ficou até divertido! Amei os mistérios, amei poder conhecer mais sobre a obra, adoro arte, eu desenho e pinto !!! belo post *_*

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/
    abraços!!

    ResponderExcluir
  48. É, a Igreja Católica sempre teve bastante poder naquela época, e como os pintores eram cheios desse lance de "códigos escondidos" a gente vê muita coisa assim. Gostei demais do post. Adorei o blog! :)

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. AH CARAI SEU LAYOUT É DA BRIDGIT <3 <3 <3 ~foi mal, não resisti~

    Certo, agora posso comentar o post! AHUAHAUHA

    Eu nunca li algo sobre obras de arte (comecei muito bem) e nem tinha ouvido falar dessa :p
    Mas gostei como você explicou a história com um pouco de humor (não sei se esse era o objetivo, mas okay).

    Você tem razão, o pintor é muito séqsi, até me seduziu u.u AUHAUHA
    Quando você disse que o rei e a rainha estavam refletidos num espelho eu fiquei tipo: WHAT? MASOQ? MDS! - fiquei um tempão encarando os dois pq eu achava que era um quadro na parede HAHAHAHA

    Gostei muito do seu blog, você escreve bem! Com certeza vou acompanhar :)

    Bekah, xoxo
    sugar-morphine.blogspot

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)