2.04.2014

#4 - Obras Enigmáticas - O Casal Arnolfini:


Olá batatas, tudo bom?. Minha vocês amaram a animação do Steve e também amaram todas as ilustrações dele, nunca pensei que ele poderia fazer tanto sucesso aqui no blog, e isso é bom, muito bom. Mas em fim, como de costuma toda terça tem um posts especial da "quintologia": Obras Enigmáticas. E eu hoje escolhi uma obra não muito conhecida, sim ela é super famosa mas apenas poucos a conhece, a obra é linda e faz muito sucesso quando a discussão da roda é o movimento "gótico flamengo", bem chega de enrolação e vamos falar sobre o que interessa.
Veja a obra por aqui: [www], basta clicar no "+" para ver ela mais detalhada!

Afinal, qual o real significado dessa obra? Como é de se esperar a maioria das obras tem mais de um significado, e com essa não é diferente, e o melhor, os significados se diferem bastante um do outro. Muitos falam que "O Casal Arnolfini" foi um pedido exclusivo a Jan van Eyck (o autor da obra) para retratar a união de Giovanni di Nicolao Artolfini e sua esposa. Porém há um outro porque que por incrível que pareça não tem nada a ver com essa outro significado. Outro acreditam que esse quadro foi pintado para que o Giovanni nunca perdesse a imagem de sua mulher. Eu optei por acreditar na primeira opção e lendo esse post você entende-rá o porque, mas nada o impede de ter a sua própria opinião.


Um olhar seco enquanto o outro tão doce: Olhando essa obra nos passa a imagem de que o cara é tão infeliz com o casamento que nem sorrir consegue, mas não é nada disso,era comum naquela épocas as pessoas terem essa "cara em burrada" nas pinturas. O marido na obra etá com um olhar muito seco e do lado da janela, e isso porque naquela época a função do homem era sair para trabalhar e trazer dinheiro para casa. Já o olhar "doce" e o local aonde ela está (do lado da cama) nos mostra que ela como uma dama deve estar em casa e cuidar dos afazeres da mesma e da sua família. 



3 sinais de que o casal deseja ter um filho: Depois do casamento é comum ter filhos até porque naquela época se isso não vier a acontecer a família ficava mal falada. O primeiro sinal de que eles desejavam ter um filho: Santa Margarida. Oi? calma que eu explico, de acordo com crenças essa é a santa padroeira das grávidas e dos partos, e ao lado da cama só aumenta mais o desejo de querer procriar logo. A cama. Em fim, representado pela cor da paixão e cama por sua vez nos mostra que o casal quer continuar a linhagem da família, e com muito amor. Outra coisa bem interessante é o cachorro, que mostra fidelidade e responsabilidade para o casal, sem falar que essa raça demonstrava a riqueza da família. 



Ah, sim o espelho...: Acho que o que mais chama a atenção nessa obra é o espelho. Isso porque Eyck teve a audácia de refletir o casal de costas e ainda poder mostrar duas pessoas a frente deles, e tudo isso feito a mão. As pessoas refletidas no espelho são as testemunhas da cerimonia que o casal estava fazendo, e acredita-se que umas das duas pessoas ali é o próprio pintor. O que é essas "fotinhas" no em volta do espelho? Elas são imagens da Paixão de Cristo, todas representas na moldura e em dez quadros, isso indica como era forte a igreja católica na época. 


Simbolo de luxuria: Acho que quase ninguém sabe mas o quadro foi pintado em: 1434. Então o sinal de riqueza daquela época pode ser bem diferente dos atuais. Naquela época era super comum importar laranjas para a Holanda já que as mesmas eram feita no sul da Europa, e ter laranjas representadas na janela é falar que o casal era super rico. Esse  aqui eu já disse, mas não custa nada incrementar um pouco mais né? Ter um cachorro em casa era normal, mas ter cachorro de raça era para poucos e o cachorro representa a luxuria do casal. 



Curiosidades que valem a pena saber:

  • O casal está descalço e isso para mostrar que em cerimonias religiosas o contado do sagrado com o solo do lar;
  • Há só uma vela no castiçal, isso porque a vela é Deus e Deus está olhando tudo;
  • As mãos juntas representam que naquela momento que esta tendo uma união entre os dois;
  • Eyck assinou o quadro de um jeito "diferente". (quarta foto acima).

Então pessoas o que vocês acharam desse post? Eu confesso que está sendo bem divertido escrever ele, porque eu estou descobrindo coisas tão surreais e que me fazer ficar tipo "WOW esse cara era foda". Eu vi a obra pela primeira vez na 7° série mas foi bem pouco sabe? Nunca pensei que poderia por ser exemplo ser um sinal de luxuria as laranjas. Em fim comentem o que vocês acharam e até mais. 

#NÃO PERCA: parte 1 [www], parte 2 [www] e parte 3 [www].

36 comentários:

  1. Eu amei, Matheus... as análises são bem interessantes. Esse cachorrinho parece ser um Yorkshire e o fato de eu ter um com a comparação é uma mera coincidência... hahaa beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Aiin eu adoro esses seus posts, eu fico olhando e depois leio e penso ' como não vi isso?' é demais, eu gosto muito, eu adorei o cachorro aushuahu' Kisses <3

    inside-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, já discuti tanto sobre esse quadro nas aulas de História da Arte e do Design e de História da Moda! Mas sempre parece que tem algo novo pra ver. Incrível.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. O cara era bom, pintou quadrinhos e reflexo de espelho num quadro!
    E vários elementos apontam para a procriação, naquela época era assunto serio. :)
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Incrível!
    Esperando você na entrevista eletrônica, fica a vontade, pois você não tem nada de leigo.

    Gabrielly Rosa ♥

    ResponderExcluir
  6. Pensei que ia ser o primeiro a comentar e.e
    Bem, essa obra é famosa mesmo, vi pela primeira vez na 6ª série, mas foi só bobagem. Na 7ª que foi legal, vimos a obra de novo, e dessa vez o professor explicou esses mistérios, de coisas que eu nem tinha reparado e que eu nunca iria entender, como as laranjas, o cachorro, o espelho, a Santa... ele contava as histórias de vários quadros, adorava aquela época! Quero o próximo, já! \o/

    ED e ET

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal ! Seus posts são muito criativos *-*

    www.clarinhapink.com

    ResponderExcluir
  8. Por isso que eu gosto de livros que falam sobre obras de artes (estilo O Código Da Vinci ou O Ladão de Arte), por que as pinturas sempre escondem alguma coisa e retratam com coisas simples diversos significados. Tem algumas que são consideradas até obscuras quando o que você vê - a primeira vista - não parece ser nada. Ótimo post!

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Matheus, que interessante esse seu post adorei os detalhes....
    e difícil mesmo identificar a raça do cachorro..agora a respeito da janela fiquei admirada.......boa visão!

    - Resenha nova no blog sobre perfume ^^

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  10. Gente do céu! Dai a pessoa relembra na infância quando viu o quadro e nem imaginava que vários detalhes mega dahora estavam lá! rsrsrs. Acho que fui o unico que tive uma professora que não contou os mistérios e detalhes da obra né!? Ela simplesmente nos fez falar de tudo que a gente conseguiu ver mas não contou o significado deles! :C

    Enfim, gostei demais e já vou ir relembrar dos outros posts rsrs

    Abraços, O Novo Cara Igual

    ResponderExcluir
  11. Eu vi na 3ª ou 4ª série ainda, e achava bonitinha e tals, mas nunca pensei que tinha tantos mistérios por trás dessa obra, OMG! Vou ir ver os outros posts logo, logo. Afinal, quem pensaria que por ter laranjas era uma família rica? '-'
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
  12. Nunca parei para pensar nesses detalhes, muito legal! Ótimo post, parabéns!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Matheus.
    Como eu te disse, ou acho que disse... Mas enfim, eu fiz uma semestre de história da arte, então teve umas aulas que tínhamos que começar a fazer uma analise mais detalhada assim da obra, é legal sair descobrindo elementos, mas ao mesmo tempo chato. Rsrs.
    Adorei o post, como sempre trazendo coisas novas... Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acho que nunca parei parar notar os pequenos detalhes e pensar no que significam. Larnjas e cachorro são sinais de riqueza, lol, eu não fazia a mínima ideia disso '-'

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  15. nunca reaparei rsrss

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  16. Nossa Mateus, fiquei impressionada com a riqueza de detalhes nessa obra. Aliás a maioria das obras tem seus significados ocultos
    big beijos

    ResponderExcluir
  17. É engraçado quantas coisas nossos olhos deixam escapar. Mas, é verdade que uma pintura/arte guarda uma infinidade de mistérios do artista.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu acho super engraçado como a gente é desatento para alguns detalhes né? Meu eu to impressionada!
    beijão,
    delicadacomoumcacto.blogspot.com
    Instagram : @delicadacomoumcacto | Twitter : @blogDCUC

    ResponderExcluir
  19. Quantos detalhes! E eu não sabia de nada D; O que eu mais gostei do quadro do Eyck, foi o espelho, é muito talento pra uma pessoa só >3<

    uns-killed.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Bah, que interessante esse quadro! Nunca tinha visto essa obra e achei muito legal saber mais sobre ele, num olhar mais minucioso *O* Gostei muito de saber de um blog que traz esse tema nos seus posts <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nossa que post interessante..
    eu jamais imaginaria tais significados de tais detalhes...
    Adorei muito instrutivo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, jamais imaginaria tantos detalhes nessa pintura, acho que essa foi uma pintura que nunca estudei haha

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adoro obras que me levam á pensar e a buscar o significado. Não conhecia essa obra, mas realmente me apaixonei por ela e pelo seu significado.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Bem interessante... O que pequenos detalhe fazem, né?!

    Beijo e fica com Deus!
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  25. Estou adorando esse seu quadro, são bem legais e eu fico tipo, como não percebi isso? kkkk
    A gente olha as vezes sem prestar atenção e as vezes a gente perde muitos detalhes por isso.
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro esse quadro, coisas assim chamam minha atenção. A história é bem interessante, e me amarro. Super talento.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ai que legal e interessante! E da primeira vez que vi a imagem ali em cima, jurava que a mulher tinha um chifre escondido :s hahahaha! Ai fui lendo o post na esperança de ter visto isso mesmo, mas não, foi coisa da minha cabeça. Que loucura essas obras!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ai adoro essas coias 1) Sou apaixonada por historia e isso omg é incrível e verdadeiramente surreal haha faça mais ok?!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Muito interessante, acho que o cara faz macumba pra ter essas ideias loucas!

    ResponderExcluir
  30. Eu me lembro bem dessa obra,eu estudei sobre ela na escola no ensino médio,enfim eu já sabia que ter laranjas era sinal de riqueza naquela época era muito difícil ter frutas frescas em casa,ainda mais laranjas...sem falar que também sabia do cachorro e do reflexo lá no espelho,enfim Matheus...olha nós poderiamos virar uma ótima dupla,imagina? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    mas o resto eu não sabia eu adoro vir aqui para saber mais algumas coisas,é sempre bom aprender.
    Beijos
    http://vinteanoos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Incrível como você se atenta a cada detalhe. Em que planeta você vive? Seu blog é muito inteligente, eu adoro vir aqui.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Tudo bom?
    Não sabia que tinha esse especial no seu blog (Claro, o conheci semana passada!).
    Tudo tão detalhado, descrito minuciosamente... perfeito!
    As vezes deixemos escapar pequenos detalhes que são importantes!
    E por que não unir os dois significados da obra?
    Desculpe a demora em responder seu comentário.
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    Espinha Punk !

    | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
  33. Menino... Ou voce e muito craque em historia ou tem muuuuita paciencia para pesquisar essas coisas. Como sempre, arrasando no post e me deixando de boca aberta haha`
    A mulher parece que esta gravida... Matheeeus seu divo, voce nao imagina o quanto ta me ajudando com esses posts. Eles me ajudam a melhorar os meus instintos de detetive u.u Meu livro de historia e repleto de imagens para avaliar e talz... Quem sabe eu nao peco pra voce "avaliar" umas pra mim? huashuash (Eu, cara de pau? Magiina...)
    (Desculpe os erros de escrita, meu teclado enlouqueceu do nada e eu tinha que retribui os comentarios.)
    Kiissus ♥

    f-lashlights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Você tem uma enorme paciência, eu não conseguiria "descobrir" tudo isso não, essa pintura é bonita, seu blog é muito bom, continue sempre assim, amo o jeito como você trata seus leitores <3

    MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  35. Nossa que coisa interessante, tenho medo desses quadros antigos sei la são meios sombrios kkkkk, adorei o blog muito lindo parabéns, seguido aqui, aguardo a sua visitinha em meu cantinho, beijos e fique com deus..
    http://zombiecutie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Estou sem palavras. Isso tudo foi simplesmente genial. Bem diferente das obras modernas que vemos hoje em dia...

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)