2.27.2014

#5 Obras Enigmáticas - O grito


Olá luzes, tudo bom?. Nossa como eu fiquei muito feliz com o resultado que a ultima playlist teve, sério eu não imagina que assim como eu, muitos adoram escutar "musicas que relaxam", não sou estranho. Já estamos na nossa quinta e ultima postagem, sobre as obras enigmáticas desse mundão de meu Deus, eu realmente irei sentir saudades dessa série e quer saber eu acho que terá alguma continuação porque eu quero. A obra escolhida de hoje é a tão famosa "O Grito", feita por Edvard Munch e invejada por muitos. 


Veja a obra online por aqui [www].


Pra dar um start, o que a obra quer representar?



A fonte de inspiração de uma obra, geralmente vem de alguém ou de algum local, raramente vem do pessoal do pintor e a unica exceção que temos é quando o movimento que a obra participa é o "expressionista". Mas em fim, depois de muitos estudos a fonte de inspiração para a obra pode ser encontrada na vida pessoal de Edvard. Um homem educado por um pai controlador, e presenciou na infância a morte de sua mãe e irmã. Com a ideia de persistir no sonho de ser um pintor, a paz de Munch não veio tão cedo. Na época de 1890 ele se estregou a uma moça casada que só lhe fez sofrer. Laura sua irmã mais velha foi diagnosticada com doença bipolar, e foi internada numa hospital psiquiátrico.

Uma obra, porém quatro versões:



Munch, sempre foi um pintor extremamente perfeccionista e ambicioso. Há 2 versões para ele ter feito 4 versões da mesma obra. A primeira é bem simples, ele queria retratar a dor e como a primeira não foi muito de seu agrado ele simplesmente resolveu pintar outra, e mais 2. A outra versão e se for analisar bem é algo bem ambicioso. Ele fez 4 versões da mesma pintura, porque como a original foi vendida ele ia fazendo outras, assim ele substituiria a original.  Entendeu? e esse processo durou desde 1893 á 1910. As 3 originais podem ser vista na Galeria Nacional de Oslo.

Ladrões caras de pau, e uma segurança revoltada:



Pra falar a verdade poucas obras de arte, que hoje são consideradas um clássico já foram roubadas, com "O Grito" não foi diferente. A obra original, exposta no Museu de Oslo (cidade aonde o artista morou) foi roubada e pior, em plena luz do dia. E pra deixar os seguranças do museu mais revoltados ainda, os ladrões deixaram um bilhete dizendo: "obrigado plea falta de segurança". Outra roubo que gerou muita polêmica, foi um que aconteceu recentemente, a obra foi roubada em 2004 e achada em 2006 em um estado extremamente feio

Curiosidades que valem a pena saber....



Acho que de todos esse é o menor post dessa série que eu já fiz, e isso porque a obra não é bem algo "enigmático". Mas em fim, eu queria agora trazer algumas coisas que vale a pena saber:
  • O pôr-do-sol retratado atrás é de Oslo (local aonde o artista viveu), mais precisamente a doca.


  •  Esses 2 rapazes que aparecem ali atrás, são dois amigos dele, que no dia em que ele teve a ideia para pintar, estavam presente com ele ali nesse local. 

Quem é essa pessoa gritando no centro?



Veja bem, se ele estava num passeio com os dois amigas pintados ali no fundo, a pessoa que está supostamente "gritando" é o próprio pintor, na verdade são todos os sentimentos dele. Sabe quando seus nervos estão as alturas e você quer gritar? A obra é como essa sensação, ele quer gritar mas ninguém quer escutar. Coisa de gênio não acha? Edvard sofre bastante, e se gritar mudo foi a unica razão dele se sentir livre, eu agradeço por esse grito. Adoro a obra.

E então pessoal? Gostaram dessa série de posts? Eu realmente adorei escrever, tanto é que eu acho que irei prolongar essa série, mas claro isso mais pra frente o blog precisa de novos assuntos. Em fim, conheciam a obra? Gostaram dessas coisas enigmáticas? já sabiam disso? Até mais e desculpa por não postar terça-feira eu estava sem vontade alguma </3.
Veja as obras passadas: 1 [www], 2 [www], 3 [www] e 4 [www].

34 comentários:

  1. Sempre quis saber desse quadro tão famoso *u* Belo post
    http://panda-blogueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah que pena que acabou '-' Eu gostei dessa série de post's. Quero saber logo qual será os próximos, huehueheu!!

    blue-cherry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia a obra, mas não fazia a menor ideia de tudo isso que você falou. Eu gostei muito dessa série, aprendi bastante coisa com ela, eu acho que você deveria continuar :D
    O Diário de Sally Carter [www]

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia essa obra estudei sobre ela no ensino médio,tenho muitas saudades das aulas de história da arte era uma das minhas prediletas,sem falar que o professor era muito,muito legal,mas ao mesmo tempo muito sem noção...era a única aula que eu gostava,mas enfim não termina essa quadro não,por favosinhoooooooooooooooooo ele é muito legal continua,ok?
    beijos
    http://vinteanoos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia a obra, mas não sabia de nada disso! Seu post é muuuuito bom, adorei. Estou seguindo.
    Beijoos, retribui a visita?
    Garotas Imperfeitas

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu passei 3 semanas estudando essa obra e aprendi mais com seu post do que com a professora aushauhash', eu adoro esses posts, acho sim que deveria prolongar a série ^^
    Kisses || Inside

    ResponderExcluir
  7. A escrita da postagem ficou super interessante, diferentemente de um (a) professor (a) falando milhões de vezes a mesma coisa na frente de vários alunos sonolentos. Admito que dormi na aula sobre isso, porém agora me arrependo um pouco, é uma obra que tem realmente muita história.

    Indigo Flower

    ResponderExcluir
  8. Nossa, tipo eu sempre fui apaixonada por qualquer tipo de arte, mas a do quadro O Grito, não sabia. Muito interessante, acho que nem minha professora consegue explicar como vc (num conta pra ela hueheuheuheu). Ótimo post moço, me deixo de boca aberta aqui \o

    Beijos ~
    Panther Pink & Blue | pantherpinkandblue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha só ! *-*
    Eu estava estudando realmente sobre isso , amei a postagem , amo arte <3

    Beijos , fique com Deus ♥
    mundodasgarotasforever.blogspot.com.br { Retribui a visita ? }

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito dessa série, sério mesmo, espero que seja prolongada! \o/
    Deixei uma resposta pro seu comentário lá no ED, só explicando o theme ^_^

    [blog-espelhodigital.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  11. Gente, amei esse post. Quero salvar nos meus favoritos da vida :D Adoro essa obra, é encantadora! <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  12. Ah, lembro de ter tido uma aula inteirinha só sobre O Grito, é um dos meus quadros favoritos também, muito legal. Uma grande obra de arte, com certeza.
    O pintor é genial, colocar tantos detalhes e emoções em um quadro não é para qualquer um.

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  13. Acho essa obra espetacular.
    Maas sobre toda a matéria o fato de roubarem e deixarem um bilhete me lembrou o livro ladrões de elite rs.
    Obrigada pela matéria

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que interessante essa matéria, adorei <3
    "obrigada pela falta de segurança" desculpa, mas eu TIVE que rir PAOKSAOPSKAOP x.x

    www.quirky-tree.com | ♥

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei essa série, ainda não tinha visto *u*
    Muito legal a obra, nunca entendi porque o personagem estava gritando, mas agora entendi euhueh. O mas legal é que tem um história por trás disso tudo, minha professora de história já tinha explicada algumas coisas sobre O Grito mas só hoje que fui entender, nisso que dá não prestar atenção na aula de história, mas é mesmo muito legal adorei!
    "obrigado pela falta de segurança", sem comentários sobre essa parte euhuheueh.
    Beijos
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito dessas análises que vc faz das obras de pintura.
    Sempre aprendo algo.
    big beijos

    ResponderExcluir
  17. Muito legal está matéria que você fez, adorei o seu ponto de vista com as obras. (:

    pluiedenovembre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei a analise, a interpretaria os sentimento do pintor, no carinha gritando... Enfim curto muitos esses posts que você faz sobre analises artisticas.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu achei bastante interessante essas informações sobre o quadro. Já tinha ouvido e visto ele, mas não sabia nada sobre o mesmo.
    Na minha opinião, seria muito bom você continuar com essas análises, elas ajudam muito em questão de conhecimento, já que também aprendemos um pouco sobre cada autor.

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  20. Que bacana este post. É sempre bom saber de coisas novas rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  21. Ótimo, fiquei com medo! Hahahaha ): já estudei sobre esse carinha gritando. E sim, eu irei sentir saudades dessa série. ♥ E ah, você é hunter?

    >> Visite nosso site!
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  22. já estudei sobre essa obra e se não me engano você já falou sobre ela aqui no blog, não? :o
    Feliz carnaval
    www.crisedosvintepoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. O que passa na cabeça dos pinturas eu acho muito incrível... e essa obra não seria diferente haha amei

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ano passado eu estudei sobre essa obra e é minha preferida - inclusive fizemos uma representação da pintura.

    Eu adorei o texto, achei super explicativo. Faça mais posts assim pfvr *--*

    Beijos,
    http://listencilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Cara, as minhas duas obras favoritas são: Monacacheada, haha brincadeira, é a "Monalisa" e "O grito". É ótimo ficar por dentro dessas curiosidades, levando em conta que eu sou o tipo de pessoa que ama curiosidades haha'

    Beijos, Própria Mente
    Acervo de livros

    ResponderExcluir
  28. Essa série foi muuuito legal, sério, até recomendei no blog hehe :3 O Grito é uma obra incrível.

    ResponderExcluir
  29. Eu conhecia a obra, mas não sabia praticamente nada sobre ela hehe. O post ficou incrível.
    Mas pera ae...esse seguranças do museu estavam dormindo? Já ouvi dizer que a tela de O Grito é imensa, ou seja, não dá pra retirar isso escondido de um museu -kkk.
    Bjos e att
    tutorialdeumapreadulta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Eu já conhecia essa obra, mas não sabia nada sobre ela hehe, sempre que a minha professora falava dela eu me "desligava" totalmente hehe, na verdade, eu sempre "desligo" quando ela começa a falar, sláa, a voz dela me irrita demais u_u Eu gosto muito dessas coisas enigmáticas, acho bastante interessante :3
    Kiss, Dear Neverland.

    ResponderExcluir
  31. Ja ouvi muito falar dessa obra, é fantástica !

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre adorei essa obra, mais nunca tinha entendido a intenção do autor. Mas agora que sei a interpretação dela, gosto ainda mais. Adorei o post e a ideia como tema, realmente bom.
    Da uma olhada no meu blog?
    www.biblioteque-se.blogspot.com.br/
    beijos. bia

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)