2.17.2014

Resenha do livro: Fim de Fernanda Torres


Olá realeza, tudo bom?. Queria agradecer a todos os leitores mais perfeitos do blog, que adoraram essa nova versão do blog e apoiaram tão bem esse novo estilo quanto eu. Bem vamos logo ao assunto principal do dia: resenha. Vocês sabem que eu acho muito chato resenhar livos, até porque todos nós temos gostos diferentes, e o que pode ser bom para mim, para alguém pode ser detestável. E para aqueles inseguros de plantão, eu hoje escrevo a resenha de um livro que pode mudar a nossa forma de ver a vida com "alguém pra sempre" bem diferente. Hoje eu resenho "FIM de Fernanda Torres" e garanto que você irá amar.


Detalhes sobre o livro




Titulo: Fim
Autor: Fernanda Torres
Idioma: Português
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance - Literatura Brasileira
Sinopse: O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos — mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. 
Nota Final: 5/5

Imaginar Fernanda no meio literário é algo totalmente extraordinário, não pelo fato dela ser atriz e se dedicar a escrever, mas por juntar seu talento ao útil e agradável. Em FIM, a moça se joga com toda sua garra e descreve não só 5 mas 7 ou 8 personalidades distintas mas que se cruzam durante a narrativa toda, e nessa mesclagem temos pitadas de humor, ironia, drama, mistério e muito exctasy com palavrões. Para ler a narrativa mude completamente a perspectiva de sua vida sobre a vida de um casal a 2 perfeita, porque ele nos ensina a ser feliz do modo errado e na maioria das vezes gostoso. 

Temos que aprender a viver o agora, sem pensar no que pode acontecer em futuras ocasiões, temos que aprender a sermos egoístas e pensar só em nós quando a "putaria" está solta pelo mundo afora. Temos que nos aventurarmos a sermos felizes, com as drogas que nosso corpo suporta, com as noites mais selvagens entre um casal, temos que olhar para o passado e dizer o quanto bosta ele foi mesmo fazendo tudo o que foi citado acima. Em FIM você aprender a fazer tudo isso e não se arrepender de nada que foi feito, mesmo se olharmos para atrás e pensarmos que ainda "não valeu a pena".

Se ela quis descrever o FIM de 5 pessoas - na verdade 6. Ela fez muito errado. Em FIM você começa a criar um lace único com cada personagem, mesmo sabendo das mancadas que ele fez, mesmo sabendo que ele irá morrer dali a 4 páginas, mesmo sabendo que ele detesta a sua esposa, mesmo sabendo que ele é um bundão. Com muita energia, um rio de humor, uma coletânea de drama - na maior parte do elenco feminino -, e uma pitada de palavões, Fernanda cria uma narrativa dinâmica e unica que te prende e força você ler até o FIM.

Uma jogada da mídia? Vá se ferrar! Qual resenha que te fale isso, por favor grite bem alto ao escritor da mesma "VÁ SE FERRAR". Se eu te indico esse livro? Claro, se você está a procura de uma linguagem fácil, clonada a de Veríssimo  e muita aventura, FIM pode ser a sua opção. Chegamos a confundir os personagens principais mas isso é para os leigos e desatentos. O que você leu aqui é a alegria de critica de um blogueiro que assim como muitos achou a leitura perfeita, porém imperfeita e direta.
"Não separo o lixo, não reciclo, jogo guimba no vaso, tomo longos banhos e escovo os dentes com a torneira aberta. Dane-se a humaninade." [www] pag. 20

E então pessoal? Gostaram da resenha? Já conheciam o livro? Eu confesso que eu li e fiquei com muito medo de resenhar, mas decidi pelo simples fato do livro ser "flopado" e ser extraordinário de um modo único. Não sei se irei me arrepender dessa resenha, mas se isso acontecer eu só mudaria para "o melhor livro". Até mais e eu espero que todos vocês possam ler esse livro e desfrutar de um novo talento de Fernanda Torres.

47 comentários:

  1. Eu já ouvi falar no filme, acho que foi na Tv. Eu me interessei pelo título, uma simples palavra que chama muito a atenção. Adorei a resenha, e estou ansiosa para lê-lo e ter minha própria opinião ^^

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo visual do blog, está lindo aqui, Layout perfeito >.<
    O livro eu já tinha ouvido falar dele, mas não tinha me ligado na história, parece ser boa, a resenha ficou ótima :D
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, Math! Mas amei a resenha, me apaixonei pelo jeito como descreveu o livro em poucas palavras, foram o suficiente pra me fazer querer mais e mais essa leitura!! Manda pra mim pelo sedex?????? u3u

    uns-killed.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse livro, mas gostei bastante da resenha e quero lê-lo.
    O Diário de Sally Carter [www]

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas adorei saber que ainda existe livros assim, simples e interessante. Fiquei ansiosa para ler, e adorei a resenha.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uma pausa par ao meu desespero: ONDE ESTÁ BRIDGIT MENDLER? ~ estou sofrida, mas o blog continua muito bonito. E ahhh agora tem foto sua no perfil ´´deio acordar, mas amo dormir´´ ri alto. ♥ Enfim, sobre seu post: é a primeira resenha sua que vejo e mds como você descreve bem! Tanto é que apesar de não gostar da autora, me interessei para ler. (:

    >> Visite nosso site! Sigo de volta.
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  7. Noss esse livro parece ser muito foda cara, sério, hoje em dia é difícil achar um livro bom e "diferente" dos demais, adorei a ideia de narrar a ideia de "velhos", heuheu, a resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
  8. Sempre pisando na cara da sociedade com seus templates. Esse ficou sensacional.

    Nossa, que livro legal, eu não conhecia, parece ser muito divertido, coloquei na minha lista de desejados.

    Parabéns pela resenha.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não sabia que Fernanda Torres era escritora.
    Parece bacana o livro.
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
  10. Cara, ficou P.E.R.F.E.I.T.O! O novo layout!!! Parabéns, ha não conhecia esse livro mais parece ser interessante!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar do livro mas fiquei super animada com a sua resenha, que aliás, foi ótima! Agora quero comprar logo logo haha Preciso de uma história desse tipo e pelo fato da autora ser nacional, é super legal! Enfim, achei muito interessante...
    E caramba, que layout lindo ♥
    Beijos - http://otoemduvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ficou demais o novo Layout, eu adorei.
    Quanto ao livro, já tinha ouvido falar, mas não sabia muito sobre ele. Parece ser incrível, uma história diferente. E por ser da Fernanda Torres ganha alguns pontos, por que ela é mega carismática e além de tudo ótima atriz.

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Primeira vez que ouço falar neste livro. Fiquei com vontade de ler <3
    Seu layout ta muito perfeito <3
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia que a Fernanda Torres é escritora '-'
    Adorei a resenha, o livro parece ser maravilhoso. :)
    Sleepy House

    ResponderExcluir
  15. Primeiro: O layout fico divo e você é bem bonitinho >.<
    Agora sobre o post: Nunca vi o filme, nem o livro, mas eu gostei da resenha e aquela frase "Não separo o lixo, não reciclo, jogo guimba no vaso, tomo longos banhos e escovo os dentes com a torneira aberta. Dane-se a humaninade." É o que muitas pessoas fazem e teem medo de admitir ^^
    Kisses || Inside

    ResponderExcluir
  16. Já tinha lido a sinopse do livro, mas essa é a primeira resenha. Sinceramente, a forma que você desnudou o livro conseguiu me cativar. Estou querendo muito lê-lo.

    Adorei aqui e estou seguindo. Aguardo a sua visita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido a sinopse, mas não a resenha dele. Sinceramente, a forma que você desnudou a obra me cativou. Estou querendo lê-lo muito.

    Adorei o blog e estou seguindo. Aguardo a sua visita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  18. Nunca ouvi falar, mas agora me deu vontade de lê. *0*

    pimentacommenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bem curiosa quando soube da existência dele, mas não dá pra maginar outro estilo de literatura conhecendo o trabalho dela. Achei tudo muito óbvio, mas talvez seja legal de ler.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha, mesmo nunca tendo visto esse livro. Não sabia que ele existia e agora fiquei interessada em lê-lo. E percebi que o livro tem aquele amor e ódio por parte do leitor né? Haha!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa amo livros, e quero ler muitos esse ano. Voou dar mais uma olhadinha nesse ai.
    Já estou seguindo o blog "M"( pode escrever assim?) hehehe.

    Visite: www.gemices.blogspot.com.br <<<<<Segue lá também

    ResponderExcluir
  22. Eu amo ler livros, mas odeio resenhar eles também, eu acho o livro maravilhoso, mas na hora não sei oque disser, as palavras fica pressa na boca e não sai.
    Adorei a resenha u.u
    Colorful Unicorn - http://colorfulunicornlu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já ouvir falar em "FIM" da Fernanda Torres, e não sei... Fico meio na dúvida em dar uma chance, mas acho ela uma pessoa tão divertida e inteligente ao mesmo tempo que acho que devo me arriscar. Gostei de sua resenha, sua opinião me passou uma meia confiança para ler o livro, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nunca li mas parece ser ótimo! A resenha ficou perfeita, prendeu minha atenção do inicio ao fim. Adorei.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  25. Wow adorei o novo estilo do blog!!
    Bem, eu não sabia que a Fernanda escrevia, mas agora estou muito curioso e se a sinopse já me deixou curioso a resenha decidiu que esse livro será um dos próximos que eu vou comprar. Muito boa a resenha.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Estou tentando idealizar um livro de Fernanda Torres, e confesso que fiquei curiosa em saber como ela escrever. Quero ler este livro já!
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu quero muito ler esse livro desde o ano passado, vou ver se compro em breve eu amei a resenha *-* E vá fazendo mais, cada um tem um gosto e é assim mesmo haha

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. A perspectiva da escrita da Fernanda Torres ser tão parecida assim com a do Veríssimo me animou. Gosto dele. ^^ Mas, focando na resenha em si, adorei! Aodrei principalmente saber que o livro tem uma proposta tão livre (e até libertina!). Gosto de livros que falem sobre a realidade como ela é - apesar de ter sido criado nos berços de Tia Rowling e Tio Lewis, livros que falem do mundo como ele é - com suas trapalhadas, com suas tosquices, com seus pesos e seus palavrões - realmente são uma boa pedida, pra mim. Eu queria muito o livro já, e, agora sabendo como ele veradeiramente é, quero ainda mais. =D
    Até mais!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. NOSSA! humilhou agora 1.1 nunca que eu ia conseguir fazer uma resenha tão bem estruturada assim! Enfim, o livro parece ser otimo, crítico, do jeitinho que eu gosto, vou obrigar minha mãe á comprar, pode deixar :3
    ~~
    Royalty

    ResponderExcluir
  30. Que massa.. nem sabia desse livro acredita?? atriz e escritora? Que dons lindos ne :)

    ResponderExcluir
  31. Eu não conhecia, mas parece ser interessante. :) beijinhos

    ResponderExcluir
  32. Quando vim o lançamento desse livro, mil ideias me passaram pela a cabeça e uma mistura de medo com curiosidade. Fernanda Torres é uma boa e divertida atriz, isso faz que desperte minha curiosidade. Porém, apesar de sua resenha demonstrar confiança, ainda estou com medo de ler e for o FIM da picada.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Mds... Não acredito que entrei no Joven Clube... O blog está mais divo ainda do que antes... E cadê aquele Math que se escondia por ser 'feio'? Feio, seus pensamentos... Tu é mo gatão... Me add lá no face pra gente conversar gostoso kkk...
    Amei o blog, como sempre amo néh? O Suck it and See voltou... uhuul kk
    Beijos amor, vai lá.
    http://suck-and-see.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ontem não tive tempo de comentar aqui, tipo, QUE LAYOUT PERFEITO É ESSE? Tipo, se eu kibar a culpa é sua u-u Essa Fernanda Torres é aquela que faz 'Tapas e Beijos'? Não sabia que ela era escritora, haha. ~

    Beijos,
    Minus

    ResponderExcluir
  35. Que interessante. Eu não conhecia, mas eu gosto muito da Fernanda Torres e imagino que ler suas palavras deve ser interessante também. Eu gosto dessas narrativas que não são sem defeitos. Como você disse, uma leitura perfeita, mas com algumas pedras no caminho.

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  36. Que perfeito este layout em, super bem feito .Já ouvi falar sobre este livro, ele me parece ser bem interessante =D
    blog-sempre-teen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Olá meu príncipe!
    Não conhecia o livro, mas você deixou o livro interessante com essa resenha.

    Beijos, G.R ♥
    Gabrielly Rosa ♥

    ResponderExcluir
  38. Oii, rs eu nunca ouvi falar nem do livro e nem do filme '_' kkk sou muito desinformada .. mas agora já sei que ele existe e confesso que achei muito interessante tanto o titulo como o conteúdo :D vou procura lo por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, mudei de blog .. comecei do 0 .. queria pedir pra voce visita-lo :D

      Beijos/ http://a-biscoitando.blogspot.com.br/2014/02/5-passos-para-felicidade-duradoura.html

      Excluir
  39. Que lindeza ficou seu novo layout Matheus! Aprovadíssimo.
    Quero mto ler esse livro da Fernanda Torres, todo mundo que leu amou.
    Big Beijos
    Lulu on the sky | Vote no blog para o premio Top Blog

    ResponderExcluir
  40. eu continuo Babando nesse Layout rsrs . Já vi outras resenhas sobre esse livro e sempre tem uma resposta positiva :) espero que ele chegue em minhas mãos um dia. :D


    Abraços, Edwin.
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
  41. Gostei da resenha, e se me permite dizer, voto para que tenham mais resenhas dessas por aqui haha Adoro *o*

    ResponderExcluir
  42. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)