3.26.2014

A higiene do povo europeu no século 18!


Olá limpos, tudo bom? Realmente é de dar inveja o talento grandioso da Liz, e parece que é algo surreal a gente não chegar a achar as ilustras lindas. Acho que todos aqui já ouviram alguns esteriótipos alegando que os europeus, não são tão limpos quanto se parecem, isso é um fato. Mas pera lá, um fato (até aonde eu sei) do século 18. E foi a partir de pesquisas e um surto de curiosidade enorme que me surgiu a ideia de trazer para vocês um pouco de como era a higiene do povo europeu lá pra trás. 


De esteriótipo em esteriótipo a curiosidade enche o papo...:


  • Os banhos eram tomados em uma banheira enorme e cheia de água quente. E o chefe da família tinha o privilégio e a sorte de poder entrar na água limpa primeiro. E logo depois sem trocar a água vinha os outros homens da casa, e por ordem de idade. Logo após os alfas da casa, vinham as mulheres e por fim as crianças

  • A origem da famosa expressão: "Não jogue um bebê fora junto com a água do banho" - eu não conhecia essa famosa frase -, teve sua origem porque como os bebes eram os últimos a tomarem banho e era possível literalmente perder um bebe na água suja.

  • Os casamentos eram feitos nos meses de maio e junho porque o cheiro das pessoas estavam "suportados". Mas mesmo assim era evidente o mau cheiro, e por isso as noivas carregavam consigo um buquê de flores, para disfarçar o odor que subia de suas partes intimas. E daí veio a origem do buquê de flores ser carregado nas cerimonias matrimoniais.

  • Nas salas aonde os tetos eram sem forros e sustentados por vigas de madeira [www] era o melhor local para cães e gatos ficarem. Mas no inverno quando chovia ou nevava o local ficava frio e molhado então os gatos e cães "caíam" dos telhados. Daí a expressão: "I'ts raining cat and dogs". (está chovendo canivetes para nós).

  • Pode parecer algo bem estranho, mas faz muito sentido essa curiosidade. O corpo de algum falecido era colocado sobre a mesa da cozinha durante alguns dias, e todos comiam e bebiam em volta do corpo com esperanças de que o ser iria voltar a vida. Daí a origem do velório.

Ícones históricos que não eram nem um pouco fã da higiene pessoal:







E então pessoal? O que vocês acharam dessa proeza de nojera? Garanto que me deu uma certa vontade de criar uma máquina do tempo e falar pra esses europeus de merda: "Ow, vamos se lava porque ta foda esse fedo", mas cada cultura e país com suas manias, nessas hora eu tenho um orgulho em ser brasileiro. Me conte via comentários qual foi o pior historiador acima!

41 comentários:

  1. Já sabia que naquela época era muito difícil a higiene,mas fiquei chocada pelo fato da origem do buquê de flores no casamento era por causa disso,nunca que isso passou pela minha cabeça,ainda bem que aqui no Brasil temos o costume de tomar banho sempre,graças aos índios.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  2. Ai que nooooooooooooojo. HERUIEHRUH Eu sabia que os hábitos de higiene eram péssimos, mas não tanto. Que horror esse banho em água suja. Pelo amor de Deus! =O

    gostei das curiosidades! HEHEHEHE Ainda bem que já evoluímos! KK

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  3. De certo modo, tenho vergonha de ser italiana pura (só nasci no Brasil, mas toda a família é italiana), afinal, Italia fica na Europa... ainda bem que não é mais assim, né?

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sério Matheus, para! Rindo muito aqui! rs Eu sabia que era difícil eles tomarem banho, mas não tanto! rs
    Então pelo que eu entendi, era super normal para eles né, estar sujo era um privilégio eu acho! rs
    Ainda bem que eu nasci em pleno século xxi kkk
    E a mulher lá, que só tomou 2 banhos em toda a vida! rs
    Eu sei que na França, antigamente, ( não sei agora ), por ser muito frio, eles quase não tomam banho tbm. Só tomam banho de perfume! rs


    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caramba, não sabia nada disso... e essa do buquê de flores no casamento faz sentido... ri muito dessas revelações... hahaa beijinhos

    ResponderExcluir
  6. creeeeedo haha Não creio nisso :O Mas o que mais me chamou atenção foi a história do buquê suahsuahs

    ResponderExcluir
  7. Hey Matheus, super curti a matéria!
    Sem sombra de dúvidas a higiene européia no século 18 era deplorável. Alguns casos são até entendíveis, afinal condiziam com as necessidades da época, porém ainda bem que assim como ocorreram mudanças sociais, a higiene ganhou um espaço maior e imprescindível, ne?

    Abraços,
    www.revolucaonerd.com

    ResponderExcluir
  8. Para tudo que este post me fez ser mais maniaca por limpeza ainda haha!
    Gente que povo "podre" ahushauhs.
    Esse do Napoleão é de embrulhar o estômago viu haha.
    Beijos, beijos!

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. gente eu to passada! Credooooooooooo, só pra começar neh! como esse povo conseguia comer em meio à tanto fedor?!?!?! Eu não sei vc, mas se eu sentir cheiro do lixinho que fica na cozinha, eu já tenho vontade de vomitar! Que nojooooooooo! Uma coisa que eu to mais bokiaberta é com a coisa do buque ! hahahahaha qué qué isso meu povo! um banho por semana já ajudava neh...
    beeejo
    http://beautystopblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Sabia muito pouco disso tudo, ri demais com o que vc disse sobre o Napoleão, isso não é só excentricidade, não. É muito estranha mesmo. kkkkkkkk. Ainda bem que hoje em dia os banhos são mais regulares, né (para quase todos) (kkk), viver naquela época não podia ser fácil, ia morrer com aquele fedor todo.

    Arg

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  11. Ai que nojo.. como que as pessoas conseguiam viver sem banho diariamente?
    Dizem que os leques tb eram usados para espantar o mau cheiro.
    big beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei as curiosidades, que horror! HASHUASHUASHUASUH

    ResponderExcluir
  13. Gente, eu já sabia de muitos, porque por amar esses séculos passados eu estudei quase tudo a respeito, mas é bom que algumas coisas tenham mudado, apesar de alguns europeus ainda não tomarem banho todo dia por falta de costume ou por frio mesmo (sério, assista filmes franceses que você entenderá haha). Gostei muito do post!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bem eu sabia que eles era "sujinhos", mas não á esse ponto ashuashua. Confesso que fiquei um pouco assustado com o lance de recolher as fezes uma vez por semana e do buque de flores. Mas eu acho que isso quebra um pouco mais da ideia que os brasileiros tem de que os europeus são melhores de que nós. Sinceramente, eu me acho muito melhor que eles kkk. Adorei o post. Sempre aprendo coisas novas aqui no blog.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Fala, Matheus.
    Então cara, eu já sabia de alguns desses costumes. Se quiser ver mais exemplos vívidos sobre esta época é bom ler "O perfume", mas o pior é que em muitos países esse costume ainda continua... Tenha uma colega que viajou por um tempo para Alemanha e ficou na casa de amigos, e eles achavam super engraçado o ato dela de tomar banho todos os dias, e até mesmo escovar os dentes... Enfim, né, vai entender... Rsrs
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gente que nojo '-' Sério eu sabia que o perfume foi inventado na França pq eles não tomavam banho direito então criavam soluções mais cheirosas e passavam como forma de espantar o mal cheiro. Agora a Rainha Isabel que só tomou banho duas vezes na vida foi tipo : "Cara que nojo, se eu tivesse conhecido essa mulher eu tinha mandado ela para um lava-rápido." Essas pessoas do passado eram bem nojentas viu?!

    http://blue--cherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Quando fiz o curso de moda estudei essa parte sobre a Europa tbm kkkk Em algumas obras que retratam famílias vc pode ver nitidamente a falta de higiene. O mês das noivas é Maio por que era esse o Mês em que geralmente a família tomava banho, mas mesmo assim o uso do buquê por que a moça/noiva tomava banho numa água já usada por vários. Procure saber o por que da expressão "Salvo pelo Gongo", também é super interessante. Vou deixar vc na curiosidade kkkkk Amei o post.
    bjos

    http://apenasleiteepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus todo tomavam banho na mesma água? Eu já acho nojento tomar banho sozinha na banheira por conta de vocês ficar dentro da sua própria sujeira e eles tinham que agunetar além da sujeira deles a dos outros? Cara que nojo =O
    Kisses || Inside || Noites de Tormenta

    ResponderExcluir
  19. Eu já sabia que naquela época a higiene não era um ponto forte das pessoas, mas cara, eu fiquei chocada com isso, principalmente sobre o buquê de flores. Eu não consigo ficar 5 horas sem tomar banho, imagine tomar apenas 2 durante toda a vida? Que horror. Eu fico pensando como era a situação das mulheres no período menstrual, misericórdia! Eca. :b
    O Diário de Sally Carter [www] | Little Words [www] | Facebook [www]

    ResponderExcluir
  20. Ja tive aula em historia sobre isso haha é mt engraçado algumas coisas, adorei!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eles eram meio nojentos kkkkkk Adoro essa curiosidades históricas, acho bem interessante! Muito legal!
    bjs

    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu estudei sobre isso, e sempre que tinha alguem fazendo porquice eu falava que tava com mania de Europeu, UAHUASUHUHAUAHS
    É engraçado como os costumes eram, hoje em dia, imagina só! E essa dos Indianos foi demais, aushuuhashus
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Matheus seu chato, agora fiquei com mais mania de limpeza do já tinha haha! Ai que nooooooooooooojo gente heueheue' eu sabia que os hábitos de higiene eram péssimos, mas não tanto assim. Não sei como eles conseguiam, eu não consigo nem ficar um dia sem tomar banho, imagina só tomar banho uma ou duas vezes não vida?
    Kiss, Jennifer || blog-sem-drama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Achei incrível a ideia do seu post, fatos muito interessantes mesmo, parabéns!
    Estou rindo até agora do "Retorno a Paris amanhã. Não se lave". HAHAHA.
    Ainda bem que esse "costume" de não tomar banho ficou lá no passado, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Quando eu li a primeira curiosidade não acreditei, sério... hahahahahaha Rachei no "não se lave" do tio Napoleão ahuehue

    We back (novamente) | Minus

    ResponderExcluir
  27. Pra ser sincera, nunca gostei do João IV, e depois dessa então ficou pior... Sempre achei ele com cara de porco e nojento, pelo menos sei que meu "julgamento antecipado" estava correto!!

    Beijos, Própria Mente

    ResponderExcluir
  28. Noooossa que nojo. Como eles aguentavam né? ´´Não se lave`` mds djskidjsikdjsik Que dó das criancinhas, principalmente dos bebês, deviam morrer muitos assim coitadinhos. Eu espero que se eu tiver vivido em vidas passadas que não tenha sido na Europa. AMÉM! huaehauheaue

    XOXO~
    Panther Pink & Blue || pantherpinkandblue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Adoreeeeeei o post, me interesso bastante por essas curiosidades históricas, e realmente já tinha ouvido falar q os europeus não eram muito limpos, mas pelo que li acima, "não eram muito limpos" é o mais absurdo dos eufemismos hahah credo!!
    Myllena, minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Nunca antes tinha entendido o porquê do buquê de flores das noivas, só agora que vim entender o porquê de elas usarem! Essas pessoas daquela época eram bem nojentas, principalmente essa Isabel! Mas eu acho que se vivesse naquela época e tivesse que tomar banho depois de todos os adultos da casa, ia preferir ficar sujo mesmo, melhor do que tomar banho numa água suja daquelas! Haha
    Abraços,
    Gabriel
    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Tem um gato dos cinemas que até hoje é assim. Só toma um banho por semana para economizar água. Não lembro quem é o bendito, acho que é Brad Pitr. Enfim, tô horrorizada com cada curiosidade e historiador. Sofri! - E ah, na foto que viu minha lá no blog, "estou sem umbigo" porque estava usando uma saia de cintura alta, amorzinho. Hahahah ♥

    >> Visite nosso site!
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  32. Só que que não imaginava isso deles? Sei lá pela história que nós ouvimos parece que eram todos limpos ahsu' Md's que porquice -q Ainda bem que não vive nessa época, graças a Deus e.e

    @ DR || www.d-resources.net

    ResponderExcluir
  33. Eu já conhecia alguns desses fatos, então não me surpreendi tanto. Eu estava estudando não me lembro mais o que (matéria muito legal essa çuç). Sei que usavam perucas por conta do piolhos (não tenho certeza se era mesmo no século XVIII) e também sei de uma lance dos escravos passarem carregando baldes de fezes pela cidade para serem jogados fora, e as pessoas se afastavam deles.
    De fato os nossos queridos narizes empinados tem uma historia um tanto imunda.

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  34. Te juro que eu não tinha nem noção destas coisas! Sempre jurei que estas pessoas eram limpinhas e vaidosas, meu Deus!
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  35. Todos são péssimos mas a Isabel que não tomava banho por inteiro e o Luis XIV que tinha bosta nos corredores... vou te contar ein UHASUAHSUAHSUAHS
    Ri bastante com esse post mas morri de nojinho também :P

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  36. Gostei bastante das curiosidades
    Mas nos brasileiros temos esses hábitos higiênicos por causa dos índios, que tomam banhos todos os dias

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Mateus, chega a ser bizarro.
    Muito interessante isso. Imagina você está lá fazendo algo e depois se lembra que o bebê foi embora com a água suja, rs rs rs.
    Ainda bem que somos limpinhos.

    Marcelo

    Blog Enquanto Estava Lendo

    ResponderExcluir
  38. Gostei das curiosidades. Eu não fazia ideia que esse povo era tão porquinho. Até porque, nas pituras dos retratos eles pareciam ser tão limpos e cheirosos. Tenho pena de quem convivia com eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Gente que isso HAHAHA Nojo total. Gostei de saber dessas curiosidades, nunca passou isso pela minha cabeça. Pois alguns sempre tinham uma aparência boa, outros nem tanto, mas..

    Viciada em Beauté
    Fan Page

    ResponderExcluir

É o seguinte...
x Comente se você REALMENTE leu o post;
x NUNCA PEÇA para eu seguir deu blog de volta eu sempre visito, e seu eu gostar com certeza irei seguir;
x As tags são respondidas em um ''post'' privado geralmente anexadas em um servidor;
x Repeito os outros e eu, se quiser criticar critique!
Até e obrigado pela visita XOXO :)